Anúncios


segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Igreja Universal está sendo investigada sobre compra do Jornal Hoje em Dia

Igreja Universal está sendo investigada sobre compra do Jornal Hoje em Dia

A deputada federal Maria Lúcia Cardoso (PMDB-MG) cobra da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) o contrato de compra e venda do jornal impresso Hoje em Dia. A ação tramita na 28ª Vara Cível da Justiça mineira e faz parte dos bens pleiteados pela parlamentar na separação litigiosa com o ex-governador de Minas Gerais, Newton Cardoso (PMDB). De acordo com Maria Lúcia, o ex -cônjuge teria vendido as ações do periódico a bispos da Universal.

A deputada apresenta como prova da transação uma nota promissória assinada por um suposto emissário do bispo Edir Macedo. A Universal nega que tenha adquirido os papéis do jornal, embora mantenha há anos bispos no comando do veículo.

De acordo com a deputada, o título apresentado é o segundo de uma série de sete notas para a compra do jornal, antes controlado por Newton Cardoso. A promissória é datada de sete de setembro de 1993 e tem valor de US$ 500 mil. Segundo os advogados da parlamentar, para ocultar seu patrimônio bilionário, Cardoso teria utilizado uma conta em paraíso fiscal para o envio dos recursos a uma empresa chamada Panka Espace S/A. Um suposto membro da igreja assina a promissória, mas não é identificado no documento.

Por sua vez, a Universal nega que tenha qualquer participação na gestão do jornal Hoje em Dia. Diz, ainda, que não reconhece a autenticidade da nota e a presença de um membro da instituição no documento.

Em 21 de agosto deste ano, porém, a juíza Peixoto Nogueira pediu à Universal que informasse o responsável pela assinatura da promissória. A magistrada pediu ainda abertura de investigação junto ao Banco Central (BC) da empresa citada em "off-shore", já que a Igreja é indiciada por evasão de divisas nos recursos doados por fiéis. Segundo noticiou o jornal O Globo, não há registros da empresa Panka no Departamento de Monitoramento Financeiro e Gestão de Informação do BC.

Fonte: Portal imprensa

A Justiça do Direito Online

Correio Forense - Igreja Universal está sendo investigada sobre compra do Jornal Hoje em Dia - Direito Civil

Technorati Marcas: : , , , ,

Nenhum comentário:

Postar um comentário