Anúncios


sexta-feira, 12 de outubro de 2012

STF - Ministro admite herdeiros de Lobato como assistentes processuais - STF

Notícias STF

Quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Ministro admite herdeiros de Lobato como assistentes processuais

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, relator do Mandado de Segurança (MS) 30952, deferiu o ingresso, como assistentes (artigo 50 do Código de Processo Civil - CPC), de Joyce Campos Kornbluh e Jerzi Mateusz Kornbluh, herdeiros do escritor Monteiro Lobato, autor da obra “Caçadas de Pedrinho”, questionada no MS pelo Instituto de Advocacia Racial (IARA) e pelo professor Antônio Gomes da Costa Neto, por suposto conteúdo de estereótipos racistas.

O pedido de assistência fundou-se, segundo seus autores, “na tutela de um bem jurídico maior” – “a preservação da cultura e da história literária de nosso país”. Ao deferi-lo, o ministro levou em conta a qualidade de herdeiros e de detentores dos direitos autorais da obra de Lobato, “circunstância que poderá acarretar efeitos jurídicos e patrimoniais”.

No mesmo despacho, o relator do MS 30952 negou o ingresso como assistentes do Instituto Afrobrasileiro de Ensino Superior e de Francisco de Assis: Educação, Cidadania, Inclusão e Direitos Humanos (Faecidh), “tendo em vista que seus interesses estão no mesmo plano da sociedade brasileira e, portanto, desvinculados de caráter jurídico ou patrimonial”.

CF/AD

Leia mais:

11/9/2012 - Audiência discute questão racial em livros escolares

6/9/2012 - Ministro promove audiência de conciliação nesta terça (11)
 


STF - Ministro admite herdeiros de Lobato como assistentes processuais - STF

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário