Anúncios


terça-feira, 18 de setembro de 2012

STF - Procurador-geral pede inclusão de proposta integral do MPU no orçamento de 2013 - STF

Notícias STF

Segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Procurador-geral pede inclusão de proposta integral do MPU no orçamento de 2013

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, impetrou no Supremo Tribunal Federal (STF) o Mandado de Segurança (MS) 31618, com pedido de liminar, com o objetivo de garantir a inclusão no projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2013, enviado pela Presidência da República ao Congresso Nacional, da integralidade dos valores indicados na proposta orçamentária do Ministério Público da União (MPU).

No pedido, o procurador-geral da República explica que o MPU enviou ao Poder Executivo, em agosto deste ano, a proposta orçamentária do órgão para o ano que vem. “Sem desviar-se dos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, já considerado o crescimento da receita corrente líquida para os exercícios de 2013 e 2014, contemplou a proposta os valores referentes aos subsídios dos membros da instituição previstos para 2013, indicando o percentual de reajuste de 29,53%, considerando o resíduo inflacionário (4,61%), IPCA 2009 (4,31%), IPCA 2010 (5,91%), IPCA 2011 (6,5%) e a projeção do IPCA 2012 (5,24%)”, aponta.

De acordo com Roberto Gurgel, a proposta considerou também a previsão de reestruturação das carreiras dos servidores do MPU, em harmonia com o Projeto de Lei 2.199/2001, em tramitação no Congresso Nacional, além de outros projetos de interesse da instituição encaminhados pela Procuradoria Geral da República, com a discriminação dos impactos orçamentário-financeiros.

No entanto, o procurador-geral diz que a Presidência da República não incluiu integralmente as projeções e os valores da proposta do MPU no projeto da LOA de 2013. Ele lembra que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deste ano autoriza expressamente a reestruturação remuneratória das carreiras nos Poderes e no Ministério Público, desde que atenda os preceitos constitucionais, a Lei de Responsabilidade Fiscal e a previsão dos recursos necessários.

“O ato da presidente da República, além de usurpar competência do Legislativo, afronta a prerrogativa, leia-se o direito líquido e certo, do Ministério Público da União de elaborar sua proposta orçamentária anual e de vê-la apreciada, em sua inteireza, pelo Congresso Nacional”, alega.

No pedido da medida cautelar, Roberto Gurgel pede a inclusão imediata dos valores discriminados na proposta orçamentária do MPU no projeto enviado pela Presidência da República ao Congresso Nacional, pois ele já está em discussão no Parlamento. Ao final, pede a confirmação da liminar, nos termos requeridos.

O mandado de segurança foi distribuído para o ministro Joaquim Barbosa.

RP/AD


STF - Procurador-geral pede inclusão de proposta integral do MPU no orçamento de 2013 - STF

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário