Anúncios


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

STF - Direto do Plenário: relator analisa imputação de lavagem de dinheiro a réus ligados ao PTB - STF

Notícias STF

Quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Direto do Plenário: relator analisa imputação de lavagem de dinheiro a réus ligados ao PTB

O relator da Ação Penal (AP 470), ministro Joaquim Barbosa, retomou na sessão desta quinta-feira (20) a leitura de voto quanto à imputação do crime de lavagem de dinheiro aos réus ligados ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) – os ex-deputados Roberto Jefferson e Romeu Queiroz e o ex-tesoureiro do partido, Emerson Palmieri. Na sessão plenária de ontem (19), o ministro considerou que Jefferson, Queiroz e Palmieri cometeram o crime de corrupção passiva ao receberem dinheiro do PT para votar a favor de matéria de interesse do governo Lula no Congresso Nacional.

Também na sessão de ontem, o ministro-relator analisou as imputações formuladas pela Procuradoria Geral da República aos réus ligados ao antigo PL (Partido Liberal, atual PR). O relator julgou procedente a denúncia de corrupção passiva e lavagem de dinheiro contra o deputado federal Valdemar Costa Neto, o ex-deputado Carlos Alberto Rodrigues Pinto (Bispo Rodrigues) e o ex-tesoureiro do partido, Jacinto Lamas.

O ministro também entendeu como culpados os réus Costa Neto e Jacinto Lamas por formação de quadrilha com os administradores da corretora Guaranhuns (Lúcio Bolonha Funaro e José Carlos Batista, que respondem pela imputação do mesmo crime na Justiça de primeiro grau). Concluiu, entretanto, pela absolvição de Antônio Lamas, por não haver provas nos autos de ele integrasse a quadrilha ou tivesse conhecimento de que o único saque que efetuou na agência do Rural em Brasília seria ato ilícito de lavagem.


STF - Direto do Plenário: relator analisa imputação de lavagem de dinheiro a réus ligados ao PTB - STF

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário