Anúncios


sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

STF - Repórter Justiça mostra o drama das famílias de desaparecidos - STF

Notícias STF

Sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Repórter Justiça mostra o drama das famílias de desaparecidos

O Repórter Justiça desta semana mostra o drama de famílias que vivem à espera de informações sobre parentes desaparecidos nas mais diversas circunstâncias. No período entre 2000 e 2010, foram comunicados e registrados mil e duzentos e quatorze casos de desaparecimento de pessoas no Brasil.

No entanto, esses números não refletem a realidade por diversos fatores. Na maior parte dos casos, as famílias não voltam aos órgãos policiais para notificar que a pessoa desaparecida foi encontrada e retornou ao convívio familiar. Já em outros casos o desaparecimento sequer é comunicado e não é feita nenhuma ocorrência.

Esse buraco negro estatístico dificulta as investigações e amplia o sofrimento das famílias que passam aflição com a falta de notícias de seus entes e para os familiares dessas pessoas existe um questionamento constante sobre o paradeiro do procurado.

A primeira atitude para quem passa pelo drama de ter um familiar desaparecido é registrar um boletim de ocorrência numa delegacia de polícia. Atualmente, a polícia civil inicia as investigações logo após as primeiras horas da comunicação oficial do sumiço, usando desde técnicas tradicionais aos mais modernos procedimentos e tecnologias. Um exemplo clássico é a técnica de progressão de idade que já ajudou a solucionar casos de desaparecimentos com mais de dez anos de duração.

Para o delegado de Polícia do DF Marcelo Portela, “... o que nós pedimos a população é que ela procure trazer o caso com a maior veracidade possível no momento do registro da ocorrência tem que fornecer todas aquelas informações que a polícia necessita para dar um desfecho ao caso”.
      
O programa vai ao ar neste sábado, às 21h30, e pode ser visto durante a semana nos horários alternativos: domingo, às 11h; segunda, às 12h30; quinta, às 18h; sexta, às 10h30 e no youtube (www.youtube.com./reporterjustica).

Mande sua sugestão para a nossa equipe pelo email: reporterjustica@stf.jus.br.


STF - Repórter Justiça mostra o drama das famílias de desaparecidos - STF

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário