Anúncios


sábado, 28 de janeiro de 2012

STF - Julgamento sobre racismo contra judeus em destaque na TV Justiça nesta sexta - STF

Notícias STF

Sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Julgamento sobre racismo contra judeus em destaque na TV Justiça nesta sexta

O programa Grandes Julgamentos do STF, na TV Justiça, relembra uma decisão de setembro de 2003, do Plenário da Corte, em que se discutiu o racismo contra judeus. O Supremo negou pedido de habeas corpus e manteve a condenação dada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul ao editor de livros Siegfried Ellwanger, por divulgar obras com conteúdo antissemita. O julgamento levou nove meses para ser concluído e foi um dos mais importantes e polêmicos na história recente da Suprema Corte.

Elwanger foi condenado por racismo e recorreu alegando que os judeus não constituem uma raça, e sim um povo, um grupo religioso. Essa foi uma das grandes discussões no Plenário.

Reveja as teses dos ministros que participaram do julgamento e entenda por que a maioria sustentou que apesar de não configurar um crime contra a raça, neste caso, a publicação de livros com ideias discriminatórias aos judeus, configura crime de racismo.

Para o professor de direito constitucional Cristiano Paixão, a decisão do Supremo é polêmica e dividiu os maiores especialistas em direito do país, porque abrange duas garantias fundamentais da Constituição Federal: a liberdade de expressão e a igualdade entre todos. “É apenas a particularidade de cada caso que vai mostrar quando esse limite tênue é ultrapassado ou não”.

O diretor jurídico da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Octavio Aronis, falou sobre o preconceito histórico sofrido pelo povo judeu. Ele atribuiu alguns casos à falta de informação: “O que a gente tem que fazer sempre é diferenciar daquele que acontece de forma intencional para aquele desavisado que faz sem saber o que está fazendo”. O programa Grandes Julgamentos do STF vai ao ar nesta sexta-feira, às 20 horas. Horários alternativos: segunda, 01h; quarta, 9h; sábado, 9h30.

"Esse milhão é meu" em cartaz na TV Justiça

A chanchada brasileira "Esse milhão é meu" está em cartaz na Sessão Cinemateca desta semana, na TV Justiça. O filme dirigido por Carlos Manga é do gênero comédia, e inclui números musicais de Francisco Carlos e Altamiro Carrilho. O roteiro é de José Cajado Filho. No elenco, Oscarito (Felismino Tinoco), Sônia Mamede (Arlete), Francisco Carlos (Sílvio), Margot Louro (Gertrudes), Zezé Macedo (Augusta, a sogra), Afonso Stuart (Janjão, o sogro), Agildo Ribeiro, Augusto Cesar Vanucci e outros.

Felismino Tinoco é um dedicado e exemplar servidor público, casado com uma megera que só reclama da vida e do marido. O que ele ganha, mal dá para o sustento do casal, mas por imposição da mulher mantém agregados na família: a sogra faladeira, o sogro dissimulado, e uma sobrinha estudante. Um dia, Felismino tira a sorte grande. É premiado com 1 milhão de cruzeiros por ter conseguido ir ao trabalho uma semana sem faltar. Tanto dinheiro no bolso enlouquece o servidor.

Os amigos o convencem a ir comemorar o prêmio numa casa noturna, o Sevilha Club. Em  meio à bebedeira e muitas mulheres, ele conhece Arlete, uma vivida cantora de boate, que junto com o amante trapaceiro Juscelino só pensa em arrancar o dinheiro de Felismino. Ele ainda é acusado de crime que não cometeu, e tem a sobrinha sequestrada pelo vilão. A surpresa está no fechamento do filme, na Sessão Cinemateca que vai ao ar nesta sexta, às 21h, e no domingo, às 18h30.

Fonte: TV Justiça


STF - Julgamento sobre racismo contra judeus em destaque na TV Justiça nesta sexta - STF

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário