Anúncios


sexta-feira, 30 de setembro de 2011

STF - Confira a programação da TV Justiça para o fim de semana - STF

Notícias STF

Sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Confira a programação da TV Justiça para o fim de semana

Sessão Cinemateca Brasileira apresenta o filme "Rebelião em Vila Rica"

A Sessão Cinemateca Brasileira desta semana apresenta “Rebelião em Vila Rica”, um dos primeiros filmes nacionais coloridos. A direção é dos irmãos Geraldo e Renato Santos Pereira e a trilha merece destaque especial. Foi a única vez que o compositor Mozart Camargo Guarnieri trabalhou em um longa metragem.

Premiado como melhor filme no festival de Curitiba em 1959, também recebeu menção honrosa no Festival de Bruxelas, na Bélgica, e foi inspirado nos personagens da inconfidência mineira e rodado na bela Ouro Preto.

Estudantes da Escola de Engenharia de Minas se rebelam contra o anúncio de que o campus seria fechado e transferido para outra cidade. O líder estudantil é Xavier e seus companheiros de conspiração são Gonzaga, Cláudio, Alvarenga, Francisco de Paula e Silvério, que, no filme, também fica com o papel de delator.

“Rebelião em Vila Rica” se passa nos anos 1940 e transporta para a película o clima de revolta com a ditadura Getulista. Nos embates dos estudantes com a direção da faculdade, há sempre em segundo plano a foto de Getúlio Vargas. No elenco, os jovens atores Paulo Araújo, Xandó Batista, Maria Dorotéia e Allan Lima.

O filme será exibido nesta sexta-feira, às 21h, e será reapresentado no domingo, às 18h30.

Programa Meio Ambiente por Inteiro trata sobre fome e erradicação da pobreza

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), uma em cada seis pessoas no mundo não tem alimento. Isso significa que mais de um bilhão de pessoas não conseguem se alimentar adequadamente.

A cada dia morrem de fome no mundo cerca de 24 mil pessoas, ou seja, mil a cada hora. No Brasil, o último censo demográfico, realizado em 2010, mostrou que 16 milhões de pessoas ainda vivem na miséria absoluta e passam fome.

Além da falta de investimento, os conflitos armados e a falta de saneamento impedem que se acabe com a fome em algumas áreas do planeta.

Para falar sobre a fome e a erradicação da pobreza, o programa Meio Ambiente por Inteiro convidou Fábio Veras soares, do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo da ONU, e Marcos Dal Fabbro, diretor da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social.

O programa vai ao ar neste sábado, às 19h, e será reapresentado no domingo, às 8h; na quarta, às 12h30; e na quinta, às 11h30.

Academia debate a reparação do dano e as funções da responsabilidade civil

Na edição desta semana, o programa Academia debate a dissertação do mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo Daniel de Andrade Levy:  O tema do trabalho desenvolvido por ele é “A Reparação do Dano e as Funções da Responsabilidade Civil no Século XXI: por uma nova sistematização metodológica da disciplina”.

Para debater sobre esse tema, o programa convidou a juíza Clarissa Braga Mendes, e o professor de Direito Civil Guilherme Sousa. O programa também apresenta a bibliografia utilizada neste estudo e as publicações de Teses e Dissertações que estão chegando ao mercado editorial. No quadro Mestres e Doutores, o mestre em Direito do Trabalho e Processo Civil Rafael Leite Macedo fala sobre carreira acadêmica. Já o quadro Perfil mostra um pouco da trajetória jurídica de Francisco Cavalcante Pontes de Miranda.

O programa Academia é interativo e busca a participação de todo cidadão envolvido nas questões do Direito. Para participar, envie um currículo com o título do seu trabalho para o e-mail: academia@stf.jus.br e a produção entrará em contato.

O programa Academia vai ao ar neste domingo, às 21h. Horários alternativos: terça-feira, 11h; sexta-feira, 9h.

Repórter Justiça fala sobre alcoolismo

O álcool é uma das drogas mais consumidas em todo o planeta. Com a ingestão exagerada, crescem as ocorrências de doenças e acidentes de trânsito. Pesquisas indicam que o consumo desenfreado de bebidas alcoólicas é um desencadeador da violência e dos conflitos no âmbito doméstico e social.

No mundo todo, existem pelo menos dois bilhões de pessoas que usam álcool em excesso. Na América Latina, 16% dos anos de vida útil perdidos pelas pessoas estão relacionados ao uso abusivo do álcool.

O alcoolismo não tem cura, mas pode ser controlado. Quem é viciado em álcool relata a dificuldade em evitar a primeira dose e em reconhecer a necessidade de tratamento.

No Brasil, além de políticas públicas existem outras opções de tratamento para o alcoolismo e o Repórter Justiça vai mostrar como funciona a instituição conhecida como AA ou Alcoólicos Anônimos. Você vai conhecer a história de um ex-dependente que encontrou na arte e no amparo da esposa, a  motivação para abandonar o vício.

O Repórter Justiça vai ao ar neste sábado, às 21h30, e pode ser visto durante a semana nos horários alternativos (domingo, 11h; segunda, 12h30; quinta, 18h; e sexta, 10h30) e no Youtube (www.youtube.com/reporterjustica).

Programa Fórum fala sobre concursos públicos

Muitos brasileiros almejam passar em concurso público como uma alternativa ao mercado de trabalho. Uma decisão inédita do Supremo Tribunal Federal contribui para quem investe nesse sonho, pois ficou entendido que a Administração Pública em todos os níveis (federal, estadual e municipal) está obrigada a nomear os candidatos aprovados dentro do número de vagas previstas no edital de concurso.

Estima-se que mais de 10 milhões de brasileiros disputam as mais de 80 mil vagas abertas somente neste ano nas áreas federal, estadual e municipal. Especialistas acreditam que a decisão do STF deve trazer mais segurança para os candidatos e diminuirá consideravelmente o número de ações na Justiça visando garantir a posse dos aprovados.

O programa fala sobre esse tema e mostra a opinião do professor universitário e advogado especialista em concursos públicos José Sena, e do presidente da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos Públicos (ANPAC) Ernani  Pimentel.

Encaminhe a sua sugestão para fórum@stf.jus.br. O programa vai ao ar neste sábado, às 23h, e será reapresentado na segunda-feira, às 22h, na quarta-feira, às 11h. O programa também pode ser visto no www.youtube.com/stf.

Fonte: TV Justiça


STF - Confira a programação da TV Justiça para o fim de semana - STF

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário