Anúncios


quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

STJ - Ministros reverenciam obra e personalidade de Oscar Niemeyer - STJ

06/12/2012 - 18h10
INSTITUCIONAL
Ministros reverenciam obra e personalidade de Oscar Niemeyer
“Hoje é um dia em que estamos de luto – o Brasil inteiro, e todos aqueles que apreciam a beleza, e não apenas a beleza estética, mas a beleza do espírito.” As palavras são do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Herman Benjamin, presidente da Segunda Turma. Assim como ele, outros magistrados do Tribunal da Cidadania prestaram homenagens ao arquiteto Oscar Niemeyer, falecido nesta quarta-feira (5). A sede do STJ, em Brasília, foi projetada pelo artista.

Benjamin lembrou que, juntamente com Lúcio Costa, Niemeyer foi o grande construtor de Brasília. “Tive o privilégio de conhecê-lo. Muito mais me impressionava o ser humano, a dedicação aos vulneráveis. Alguém extremamente abonado, mas que nunca fez disso motivo para espantar os que eram pobres, nem para agradar os que eram poderosos e ricos. Esta era a grandeza deste homem”, resumiu Herman Benjamin.

O ministro Mauro Campbell Marques também lamentou a morte do arquiteto. “Tamanha era a visão de Niemeyer que este Tribunal é o único do mundo em que a magistratura fica subalterna à sociedade”, informou o ministro, referindo-se ao nível do plenário onde ficam os julgadores, mais baixo do que as cadeiras destinadas ao público que acompanha as sessões de julgamento. “Esta é uma visão sociológica que deve ser realçada”, acrescentou.

O ministro Humberto Martins lembrou que em Alagoas, seu estado de origem, Niemeyer foi o responsável pelo projeto do Memorial Teotônio Vilela. Nele, disse o ministro, o arquiteto colocou o símbolo da esperança, da liberdade e da democracia, numa demonstração de amplitude.

Na Terceira Turma, os ministros também renderam homenagem a Niemeyer. O ministro Sidnei Beneti salientou a importância do arquiteto não só nacionalmente, como internacionalmente: “Talvez a maior personalidade brasileira no campo intelectual. Tirando os desportistas, a pessoa mais conhecida do Brasil no mundo, com toda a certeza.”

As homenagens serão encaminhadas à família de Niemeyer.

Leia também:

Niemeyer na eternidade

Coordenadoria de Editoria e Imprensa

Esta página foi acessada: 419 vezes


STJ - Ministros reverenciam obra e personalidade de Oscar Niemeyer - STJ

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário