Anúncios


sábado, 1 de dezembro de 2012

STF - ADI que questiona gratuidade de primeira carteira de identidade terá rito abreviado - STF

Notícias STF

Sexta-feira, 30 de novembro de 2012

ADI que questiona gratuidade de primeira carteira de identidade terá rito abreviado

O ministro Ricardo Lewandowski, relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4825) na qual o governador do Estado de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, questiona a Lei Federal 12.687/12, que tornou gratuita a emissão da primeira carteira de identidade, imprimiu ao processo o rito abreviado previsto na Lei das ADIs (Lei 9.868/1999), em razão da relevância da matéria.

O dispositivo da Lei das ADIs prevê que, havendo pedido de liminar, o relator poderá submeter o processo diretamente ao Plenário, que terá a faculdade de julgar definitivamente a ação, quando a matéria for relevante e envolver especial significado para a ordem social e a segurança jurídica.

"Devido à relevância da matéria e o seu especial significado para a ordem social e a segurança jurídica, adoto o procedimento abreviado previsto no art. 12 da Lei 9.868/1999”, decidiu o relator. O ministro solicitou informações e determinou que sejam ouvidas a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Na ADI, o governador Puccinelli argumenta que a Lei Federal 12.687/12 não indicou qualquer fonte de custeio que permita suportar a gratuidade que instituiu e, por isso, a imediata aplicação da lei acarretará prejuízos ao erário.

VP/EH

Leia mais:

20/08/2012 - Governo do MS questiona lei que isenta taxa para primeira carteira de identidade
 


STF - ADI que questiona gratuidade de primeira carteira de identidade terá rito abreviado - STF

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário