Anúncios


sexta-feira, 29 de junho de 2012

STF - TV Justiça reestreia o programa Iluminuras nesta sexta-feira (29) - STF

Notícias STF

Quinta-feira, 28 de junho de 2012

TV Justiça reestreia o programa Iluminuras nesta sexta-feira (29)

Com novo formato, o programa Iluminuras volta à programação da TV Justiça a partir desta sexta-feira (29), às 20h30. O primeiro convidado dessa nova temporada é o jornalista e escritor Lira Neto, especialista em biografias. Entre outros livros, escreveu as biografias do padre Cícero e da cantora Maysa e sua obra mais recente é a Trilogia Getúlio, que detalha a vida do ex-presidente da República Getúlio Vargas.

Segundo o autor, foram dois anos e meio de pesquisas que resultaram em 50 mil laudas de documentos catalogados para escrever as 632 páginas sobre um dos personagens mais importantes da história brasileira do século 20. O primeiro volume vai de 1882, do nascimento de Getúlio, até 1930, quando ele conquista o poder. “A história por si só já é tão atraente que ela é mais fantástica do que qualquer outra, saída da cabeça de um romancista, de um ficcionista”, justifica o autor ao revelar sua preferência por biografias.

Quadros

O programa também apresenta quadros especiais. O quadro “O Autor” traz detalhes sobre vida e obra dos escritores convidados. Já no quadro “Obra Viva”, o destaque é a leitura de um trecho da obra do entrevistado.

O quadro “Entrelinhas” propõe uma reflexão diferenciada sobre o trabalho de literatos brasileiros e até mesmo obras internacionais. Nesse primeiro programa, o destaque é Nelson Rodrigues, um dos mais importantes dramaturgos do país. “Vale ressaltar entre as 17 peças dele o famoso 'vestido de noiva', que inaugura o teatro brasileiro moderno. Mesmo fora do Brasil, podemos considerá-la uma peça inovadora”, explica Fernando Marques, doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (UnB).

O Iluminuras também dedica espaço às pessoas ligadas ao Poder Judiciário, apaixonadas por literatura. Nessa parte do programa, a conversa é com um juiz federal que já deu até sentença em cordel. Em Quixadá, no sertão cearense, Marcos Mairton divide o tempo entre as atividades como magistrado, escritor, cordelista e compositor.

“Quando o juiz desenvolve a atividade artística, literária, a poesia – essa atividade mais lúdica, ele desenvolve também o seu lado mais sensível e isso repercute sim, na sua atividade jurisdicional”, ressalta.

O programa Iluminuras vai ao ar toda sexta-feira, às 20h30, e é reapresentado no sábado, 11h; domingo, 9h; segunda-feira, 21h; terça-feira, 22h30; quarta-feira, 20h30; e quinta-feira, 10h30.


STF - TV Justiça reestreia o programa Iluminuras nesta sexta-feira (29) - STF

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário