Anúncios


sexta-feira, 20 de abril de 2012

STF - PGR destaca o perfil humano do novo presidente do Supremo - STF

Notícias STF

Quinta-feira, 19 de abril de 2012

PGR destaca o perfil humano do novo presidente do Supremo

Ao discursar durante a cerimônia de posse do ministro Ayres Britto na Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, destacou o perfil humano do novo presidente.

Ele lembrou o posicionamento do ministro Ayres Britto tanto no STF quanto em sua passagem pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e afirmou: “cada voto seu, cada decisão sua, ministro Ayres Britto, evidencia essa virtude fundamental para um juiz. Vossa excelência não se alheia de nada, de absolutamente nada do que é humano”.

Nesse sentido, citou o ministro aposentado do Supremo Aliomar Baleeiro ao dizer: “também sou humano e não me alheio de nada do que é humano. Desgraçado do país em que os juízes forem apenas juristas”.

Para Gurgel, o novo presidente do STF é “o oposto do indesejável juiz asséptico”.

“Em vossa excelência a eloquência da justiça é absolutamente impressionante, como evidenciam inúmeros julgamentos de que participou. E redobra-se, agiganta-se, sempre que lhe parece estar diante da missão sublime de contribuir para enterrar, para sepultar ideias que entende mortas”, disse.

Ainda ao citar a passagem de Ayres Britto pelo TSE, Gurgel afirmou que lá ele deixou “a marca do jurista conhecedor profundo dos vários ramos do Direito, do administrador competente, dedicado e inovador. Do artesão esmerado da palavra. Do homem cordial e espirituoso”.

Já sobre a expectativa de sua gestão no cargo que assume hoje, Gurgel declarou: “sob a liderança de vossa excelência, o STF certamente continuará concretizando magnificamente o papel exponencial que lhe confere a Constituição Federal, homenageando a República e se fazendo credor da reverência da sociedade brasileira”.

O chefe do Ministério Público Federal garantiu que a Procuradoria-Geral da República e todo o Ministério Público brasileiro, bem como o Conselho Nacional do Ministério Público, depositam imensa confiança em Ayres Britto e “estão prontos a colaborar em tudo o que se faça necessário para o aprimoramento do nosso sistema de Justiça”.

Gurgel ainda destacou que o atual momento é de união e coesão. “Ministério Público e magistratura, Conselho Nacional do Ministério Público e Conselho Nacional de Justiça, precisamos todos trabalhar juntos para dar continuidade ao aprimoramento do nosso sistema de justiça e para defender nossas prerrogativas institucionais em seus variados e relevantes aspectos. Ninguém é mais talhado para esse trabalho de união e coesão do que vossa excelência”, afirmou ao se dirigir ao ministro Ayres Britto.

Por fim, desejou felicidades e sucesso ao novo presidente e elogiou também o vice-presidente, Joaquim Barbosa, ao destacar o orgulho do Ministério Público Federal pelo fato de o ministro ter integrado aquela instituição por 19 anos.

Gurgel afirmou que o ministro Joaquim Barbosa “certamente prestará fundamental colaboração à Presidência” do STF.

CM/EH


STF - PGR destaca o perfil humano do novo presidente do Supremo - STF

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário