Anúncios


sexta-feira, 20 de abril de 2012

STF - Autoridades comentam a posse do ministro Ayres Britto na Presidência do STF - STF

Notícias STF

Quinta-feira, 19 de abril de 2012

Autoridades comentam a posse do ministro Ayres Britto na Presidência do STF

A posse do ministro Ayres Britto na presidência do Supremo Tribunal Federal e do ministro Joaquim Barbosa, na vice-presidência, ocorrida na tarde desta quinta-feira (19), contou com a presença de diversas autoridades. Confira os depoimentos a seguir:

Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ministro Ari Pargendler
“Vai ser um mandato curto, mas intenso. Nós, juízes, esperamos muito da atuação do ministro Ayres Britto. Temos certeza de que ele vai engrandecer o Judiciário, na linha de todas as administrações anteriores do Supremo Tribunal Federal. O ministro Ayres Britto teve a gentiliza de destacar o fato de que a primeira visita institucional dele, depois de eleito, foi ao Superior Tribunal de Justiça.”

Presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ministro João Oreste Dalazen
“O ministro Ayres Britto é um homem de extraordinária sensibilidade. Direito exige, antes de mais nada, sensibilidade e sagacidade. Estou certo de que o comprometimento do ministro Ayres Britto com a Justiça social, com os mais caros valores cultuados pela Constituição da República, vão contribuir sobremodo para o enriquecimento das nossas instituições e, em particular, para o Poder Judiciário Nacional.”

Presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Gabriel Wedy
"Nossa expectativa com relação ao mandato do ministro Ayres Britto é das melhores possíveis. O novo presidente do STF vai defender uma administração do Poder Judiciário democrática e aberta à sociedade, e isso é muito importante. Com isso, será possível aproximar o Poder Judiciário da população brasileira."

Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão
"Considero o ministro Ayres Britto um dos magistrados mais preparados desta geração de juízes. É um homem brilhante, de uma honradez inatacável, e que tem prestado serviços relevantes na monumentalidade dos seus conhecimentos jurídicos. Espero que ele tenha realmente uma gestão fecunda à frente do Supremo Tribunal Federal."

Ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage
"O ministro Ayres Britto é uma figura única, singular e extraordinária. No discurso de hoje ele fez o impossível: se superou. Ele superou tudo o que nós conhecíamos dele. Foi simplesmente excepcional essa posse."

Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin
"Foi uma posse histórica, muito bonita. O ministro Ayres Britto tem uma história no mundo jurídico. É um homem extremamente bem-humorado e que colocou o rigor da técnica jurídica com a sensibilidade que o julgador deve ter para compor a gênese da sua decisão. Foi uma aula de Direito à altura da Suprema Corte do País. Nós desejamos a ele um ótimo trabalho e temos muita confiança no seu trabalho. Quanto à proposta feita pelo novo presidente do STF a respeito do ‘Pacto Pró-Constituição’, sou suspeito porque fui deputado constituinte. A nossa Carta Magna é a ‘Constituição-Cidadã’, que deu um passo importante na vida do País e São Paulo se incorpora a esse importante pacto pela Constituição, que traz segurança jurídica e avanço social."

Governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia
"Fico muito feliz, como governador de Minas, de estar aqui testemunhando a posse festiva do ministro Ayres Britto, a quem tenho o prazer de conhecer há mais de 20 anos como professor de Direito, que é também a minha profissão. O ministro Ayres Britto sempre foi um jurista altamente respeitável e como ministro do Supremo tem mostrado toda a sua capacidade e competência. Agora, na Presidência do Supremo, tenho certeza que fará uma belíssima administração."

Vice-procuradora-geral da República, Deborah Duprat
"Acho que o ministro Ayres Britto vai trazer encantamento e poesia ao Poder Judiciário. É sempre muito bem-vinda uma pessoa que vê o Direito não só com a razão, mas também, e principalmente com o coração."

Ministro aposentado do STF, Moreira Alves
“Sem dúvida alguma, pela expressão que traduz, é alguém que muito bem conduzirá os destinos do Supremo Tribunal Federal nesses poucos meses que ele tem de mandato.”

Advogado constitucionalista, Luís Roberto Barroso
“O ministro Ayres Britto é uma pessoa que estaria bem e faria sucesso em qualquer lugar que estivesse. Se ele fosse engenheiro, se ele fosse piloto de avião, se ele fosse agricultor. Ele é uma pessoa abençoada e é uma sorte para a Justiça brasileira tê-lo na Presidência do Supremo.”

Senador Eduardo Suplicy (PT-SP)
“O ministro Ayres Britto é uma unanimidade formidável pelo seu conhecimento jurídico, suas decisões. Foi formidável a sua posse, uma beleza em tudo, desde o hino nacional cantado pela Daniela Mercury até a última declaração de amor que ele fez para Rita, a esposa dele, de uma forma tão bonita que há muito tempo não via.”

Secretária dos Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes
“O ministro Ayres Britto tem uma trajetória belíssima, não apenas nas suas funções como ministro da mais alta Corte nas questões constitucionais, mas é um ministro com a sensibilidade para os direitos humanos, que são cláusula pétrea da Constituição Federal. Para nós, hoje, é um momento de brilho para o Supremo Tribunal Federal e é um momento de muita alegria para o Brasil. O pacto pró-Constituição (proposto pelo presidente do STF) está certamente muito presente nessa solenidade, tanto para a presidenta Dilma, quanto para as representações do Senado, da Câmara dos Deputados e do Ministério Público. É um pacto de todos os brasileiros e brasileiras. É uma excelente proposta, particularmente porque também é um pacto pela cidadania e pelos direitos humanos.”

Ex-governador de Sergipe, João Alves
"Sergipe hoje está em festa. É uma honra muito grande e, no que me diz respeito particularmente, a honra tem toque sentimental porque nós dois começamos a vida pública juntos: eu, prefeito da capital; e ele, procurador-geral do governador José Rollemberg Leite. Estou muito feliz e fiquei emocionado com o belíssimo discurso. O povo sergipano lhe tem enorme apreço e respeito. É uma honra para Sergipe."

Presidente do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante
“O ministro Ayres Britto tem a alma da advocacia, tem a alma humana que está presente o tempo inteiro nos seus julgados, no seu modo de ser, no seu modo de atuar. A nossa expectativa é a mais otimista possível para que ele possa exercer com seriedade e dignidade – como sempre exerceu a magistratura brasileira – a chefia do mais alto Poder do Judiciário brasileiro que é a Suprema Corte. A OAB estará ombreada com ele no sentido de defender e fortalecer a justiça, a partir de um viés que é muito importante para todos nós: uma justiça transparente e séria em que o Conselho Nacional de Justiça seja respeitado. Não há dúvida de que o ministro Ayres Britto, à frente do CNJ, vai tornar o Conselho cada vez mais ágil e cumpridor das suas missões. Esperamos que o ministro Ayres Britto consolide a missão do CNJ, que é planejar, fiscalizar, exercer todo o controle da justiça brasileira.”

Vice-presidente do Senado Federal, Marta Suplicy (PT-SP)
“É um privilégio poder ouvir os discursos do ministro Ayres Britto e o Brasil tem muita sorte de ter uma pessoa tão inspirada, além de competente, nos brindando com as suas sentenças.”

Cantora Daniela Mercury
“Os discursos foram todos muito importantes. Obviamente, como cidadã me senti pactuando com os Três Poderes em nome do Brasil. O país quer esse pacto em prol do respeito à Constituição. Estou muito honrada de ter sido convidada e estar aqui nesse dia tão importante para o país. Queria ressaltar o que o novo presidente falou sobre a importância da afetividade em um mundo que está se transformando, momento em que a gente precisa compreender que o ser humano não vai resolver todos os seus problemas com a racionalidade.”

Ministro aposentado do STF Sepúlveda Pertence
“É com satisfação que compareço bienalmente a esta cerimônia. Dessa vez, suavizada pela personalidade literária, invencível do ministro Britto. Creio que teremos ares risonhos além de eficientes, como é de sua excelência.”
 


STF - Autoridades comentam a posse do ministro Ayres Britto na Presidência do STF - STF

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário