Anúncios


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

STF - Ministro Gilmar Mendes participa de encontro sobre direito público e constitucional na Alemanha - STF

Notícias STF

Quinta-feira, 06 de outubro de 2011

Ministro Gilmar Mendes participa de encontro sobre direito público e constitucional na Alemanha

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), está em Münster, na Alemanha, onde participa do 71º Encontro da Associação dos Professores de Direito Público e Constitucional da Alemanha (Jahrestagung der Vereinigung der Deutschen Staatsrechtslehrer), que ocorre entre os dias 5 e 7 de outubro. As reuniões da associação ocorrem anualmente e servem para troca de experiências. Elas estão entre os mais importantes eventos científicos do mundo.

Neste ano, os painéis do evento abordam questões polêmicas ligadas à atuação do Judiciário na criação e aplicação do Direito. Do Brasil, também participa do encontro o professor Ingo Wolfgang Sarlet, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

A Associação dos Professores de Direito Público e Constitucional da Alemanha foi fundada durante reunião de professores realizada em outubro de 1922, na Universidade de Berlim, após sugestão apresentada pelo seu grande idealizador, professor Heinrich Triepel.

Participaram dessa reunião renomados juristas como Carl Schmitt, Rudolf Smend e Georg Jellinek. A entidade foi criada diante da necessidade de discutir-se o modo como o direito constitucional alemão deveria ser reestruturado no período pós-primeira Guerra Mundial.


STF - Ministro Gilmar Mendes participa de encontro sobre direito público e constitucional na Alemanha - STF

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário