Anúncios


quarta-feira, 10 de março de 2010

JURID - Ressarcimento de despesas médico-hospitalares. [10/03/10] - Jurisprudência


Previsão em regulamento. Ressarcimento de despesas médico-hospitalares.
Obras jurídicas digitalizadas, por um preço menor que as obras impressas. Acesse e conheça as vantagens de ter uma Biblioteca Digital!

Tribunal Regional do Trabalho - TRT 5ªR

5ª. TURMA

RECURSO ORDINÁRIO Nº 00983-2007-531-05-00-0-RecOrd

RECORRENTE(s): Sasder-Ba (Sociedade Assistencial dos Servidores do Derba)

RECORRIDO(s): Antonio Martins Costa e Outros (1)

RELATOR(A): Desembargador(a) NORBERTO FRERICHS

PREVISÃO EM REGULAMENTO. RESSARCIMENTO DE DESPESAS MÉDICO-HOSPITALARES. Se o Regulamento da empresa prevê a assistência médico-hospitalar e tendo o associado comprovado que teve gastos com esta assistência e com medicamento decorrente de acidente de trabalho, incumbe à Reclamada tal ressarcimento. Recurso a que se nega provimento.

SASDER-BA (SOCIEDADE ASSISTENCIAL DOS SERVIDORES DO DERBA), nos autos da reclamação trabalhista n.º 00983-2007-531-05-00-0, em que entre contende com ANTONIO MARTINS COSTA E OUTRO(1) interpõe RECURSO ORDINÁRIO, buscando a reforma da sentença de fls. 189/201, pelos motivos aduzidos às fls. 212/215. Contra-razões foram apresentadas às fls. 220/221.Teve vista a Exmª Desembargadora Revisora. É o Relatório.

ADMISSIBILIDADE

Primeiramente, deve-se ressaltar que o recurso ordinário interposto pelo Recorrente, conforme se observa às fl. 202,206 e 212, é tempestivo. Foi este subscrito por quem de direito. Há comprovação do pagamento das custas e depósito recursal às fls. 216/217. Presentes todos os requisitos para seu conhecimento, passa-se à análise do apelo.

PRELIMINAR DE CARÊNCIA DE AÇÃO

Impugna a Recorrente sua legitimidade passiva para compor o pólo da presente ação.

Vejamos.

Na lição de Humberto Theodoro Júnior; "legitimados ao processo são os sujeitos da lide, isto é, os titulares dos interesses em conflito. A legitimação ativa caberá ao titular do interesse afirmado na pretensão, e a passiva ao titular do interesse que opõe ou resiste à pretensão" (in Curso de Direito Processual Civil, vol.I, 34ª edição, Ed Forense).

Neste sentido, para que seja caracterizada a ilegitimidade da parte, a ação deve ser ajuizada contra pessoa distinta daquela em relação á qual é buscado o provimento judicial, o que não ocorre no caso dos autos.

No caso em questão, o Reclamante invoca a Reclamada como devedora, na qualidade de responsável pelos dos danos causados pelo acidente de trabalho que sofreu.

Assim, fazendo uma análise em abstrato dos fatos alegados na inicial, presumindo-os verdadeiros, é legítima a Reclamada para figurar no pólo passivo da presente demanda.

Ademais esta questão remete ao mérito da ação e com ela será analisada.

REJEITO a preliminar.

MÉRITO

Requer a Recorrente que a reforma da sentença para que seja julgado o feito improcedente, tendo em vista que o regulamento de assistência desta Recorrente não disciplina reembolso de despesas médico-hospitalares que qualquer servidor do DERBA venha a necessitar, não existindo alguma obrigação legal ou contratual para tanto, ferindo a decisão atacada o princípio constitucional inserido no inciso II do art. 5º da CF/88.

Por fim, assevera a Recorrente que a utilização do plano de assistência oferecido por ela é facultativo para o servidor do DERBA, não sendo obrigado a filiar-se.

Vejamos.

Primeiramente, ressalte-se que o Autor era empregado da DERBA e em nenhum momento dos autos foi discutida a sua condição de associado.

Conforme comprova o documento de fls. 20 juntado aos autos, o Autor sofreu um acidente de trabalho quando laborava em favor do DERBA.

O Regulamento anexado aos autos às fls. 5/8 e 38/56 comprova que a Reclamada tem o dever de prestar aos seus associados e dependentes assistência médico-hospitalar, odontológica, farmacêutica e auxílio-funeral, de acordo com o art. 10º deste.

Ademais, os arts. 11º, 12º e 13º apresentam quais os serviços estão abrangidos nesta assistência médico-hospitalar.

Assim, tendo sido hospitalizado em decorrência do acidente de trabalho sofrido, tinha o Autor direito a que a Reclamada prestasse a assistência hospitalar prevista, o tratamento com profissionais competentes, além do fornecimento de medicamentos.

Ademais, tendo o Autor provado que despendeu recursos próprios para pagamento de assistência médico-hospitalar e de medicamentos, deve a Reclamada ressarcí-los.

Por tudo isso, agiu corretamente o Juízo "a quo" condenando a ora Recorrente no ressarcimento de tais gastos ao Reclamante.

Do exposto, NEGO PROVIMENTO ao recurso da Reclamada, para manter a decisão de origem.

Acordam os Desembargadores da 5ª. TURMA do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, por unanimidade, NEGAR PROVIMENTO ao recurso da Reclamada, para manter a decisão de origem.

Salvador, 02 de Março de 2010.

NORBERTO FRERICHS
Desembargador Relator





JURID - Ressarcimento de despesas médico-hospitalares. [10/03/10] - Jurisprudência

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário