Anúncios


terça-feira, 21 de janeiro de 2014

TST - TST recebe especialistas norte-americanos em técnicas de conciliação - TST

TST recebe especialistas norte-americanos em técnicas de conciliação


O presidente do Tribunal Superior do Trabalho,  ministro Carlos Alberto Reis de Paula, recebeu especialistas em técnicas de conciliação da Pepperdine University School of Law's Straus Institute for Dispute Resolution, localizada em Los Angeles (Califórnia), a primeira no ranking de produção de estudos sobre o tema nos Estados Unidos. Os professores estiveram em Brasília para o curso "Mediating the Litigated Case" ("Mediando Litígios"), promovido pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região ( DF/TO).

"Uma das características da justiça brasileira é a conciliação. Mas só nos últimos anos estamos dando esse peso científico. Portanto, essa iniciativa do TRT foi excelente no sentido que poderemos ampliar o nosso trabalho", avaliou o ministro Carlos Alberto.

O curso foi ministrado pelos professores americanos Alexander H. Williams III e Peter Robinson e pelo brasileiro Marcelo Rosadilla, todos do Instituto Straus para Resolução de Litígios da universidade californiana. Por meio de aulas teóricas e práticas, os alunos puderam conhecer a realidade norte-americana no que tange à conciliação, além de estudar conceitos, definições, estilos de mediação, negociação distributiva, comunicação na negociação e superação de barreiras para se chegar a um acordo, entre outros aspectos.

Também foram feitas diversas dinâmicas de grupo, simulações e exercícios práticos de interação com os colegas. "Estou muito surpreso. Não esperava tamanho empenho dos juízes brasileiros. Foi uma boa recompensa", contou o professor Marcelo Rosadilla, após dar aula para mais de 50 magistrados.

"A conciliação é uma grande forma de prestar um serviço para os cidadãos e os Estados Unidos são hoje o principal produtor de conhecimento em termos de mediação. Eles fazem disso uma ciência. Portanto, trouxemos para o nosso País o que há de melhor no mundo", concluiu a presidente do TRT, desembargadora Elaine Vasconcelos.

(PA/AR/foto: Aldo Dias)