Anúncios


terça-feira, 21 de janeiro de 2014

TST - CNJ e CSJT firmam compromisso para ampliar a acessibilidade ao PJe-JT - TST

CNJ e CSJT firmam compromisso para ampliar a acessibilidade ao PJe-JT


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Comissão Permanente de Acessibilidade do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) firmaram compromisso para inclusão do PJe-JT nos padrões internacionais de acessibilidade, através da adoção do Web Content Accessibility Guidelines (WCAG),  norma internacional que consiste num conjunto de recomendações para fazer com que o conteúdo da web seja acessível a todos, principalmente para usuários com deficiência. O conselheiro do CNJ Rubens Curado informou que o órgão vai se ocupar do assunto: "vamos investir de forma real para ampliar a acessibilidade ao sistema o mais rápido possível", disse.

A proposta é iniciar as melhorias de acessibilidade em etapas, utilizando como parâmetro o Manual de Acessibilidade elaborado pela Comissão. "Faremos um levantamento das alterações necessárias, uma análise dos impactos, bem como dos recursos humanos e financeiros para a efetiva concretude da acessibilidade", disse o presidente da Comissão, desembargador Ricardo Tadeu, que é cego. O documento será apresentado ao CNJ com a maior brevidade.

De acordo com dados levantados pela Comissão, quase dois mil advogados e centenas de servidores públicos têm alguma limitação física, sensorial, intelectual ou mental. "Tais cidadãos se beneficiarão com as mudanças implementadas no Processo Judicial Eletrônico, eis que não podem ficar à margem da conjuntura social e cultural em que estão inseridos, como preconiza a Convenção da ONU sobre as pessoas com deficiência", disse o desembargador Ricardo Tadeu. E completou: "à medida em que focamos na acessibilidade, também estamos contemplando a usabilidade. A acessibilidade não se limita ao acesso propriamente dito, mas ao pleno uso do sistema", disse.

O Servidor Leondeniz Candido de Freitas, do TRT da 9ª Região, contou
que quando os autos do processo eram físicos, atuava na elaboração
de minutas de voto. "No caso dos processos físicos, as pessoas cegas
têm um trabalho extra, que é digitalizar todo o conteúdo do processo.
Mas, ainda assim, era possível ter plena independência nesse formato.
Já no PJe, a acessibilidade inexiste", disse. Segundo ele, diversos
servidores com deficiência visual em alguns Tribunais Regionais estão sendo
lotados em áreas eminentemente administrativas, como uma "fuga" do
sistema eletrônico, por consequência da falta de acessibilidade.

(SECOM/fotos: Fellipe Sampaio)