Anúncios


quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

STF - Preservação da memória do Judiciário é tema de congresso - STF

Notícias STF

Quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Preservação da memória do Judiciário é tema de congresso

“Os Desafios da Gestão Documental e da Preservação da Memória do Poder Judiciário frene às Novas Tecnologias da Informação” é o tema central do II Congresso Brasileiro dos Arquivos do Poder Judiciário, que será realizado em março de 2012 pelo Tribunal Superior Eleitoral com apoio do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior do Trabalho, Superior Tribunal Militar, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Conselho da Justiça Federal e Conselho Superior da Justiça do Trabalho. Voltado para servidores, estudantes e profissionais de áreas afins, o encontro tem como objetivo integrar gestores e colaboradores da área de gestão da informação do Poder Judiciário e de outros poderes diante das mudanças impostas pelas novas tecnologias, que interferem na gestão e na preservação de documentos e da memória institucional.

A programação – que vai de 28 a 30 de março de 2012 – oferece quatro minicursos na área de gestão da informação. Os congressistas terão ainda a oportunidade de participar das reuniões do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) e do Programa de Gestão Documental da Justiça Eleitoral (PGD/JE), quando serão apresentadas e discutidas estratégias de melhoria para as áreas responsáveis pela informação arquivística.

A primeira edição do congresso aconteceu em 2001, em Brasília. Na ocasião, o diagnóstico dos arquivos do Poder Judiciário apontou deficiência de investimentos, por parte das instituições, em infraestrutura e capacitação voltadas para os cuidados com o patrimônio documental. Segundo os organizadores, o evento foi um marco na implantação de uma política de gestão de documentos dentro do Poder Judiciário. A expectativa é de que o segundo encontro sirva também para registrar a evolução ocorrida na área e, principalmente, para fazer uma reflexão sobre a migração da informação para outros suportes e sobre os cuidados no uso das novas tecnologias que vêm substituir o papel.

CF/CG


STF - Preservação da memória do Judiciário é tema de congresso - STF

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário