Anúncios


sábado, 9 de agosto de 2014

TST - Ministro Brito Pereira conclui correição ordinária no TRT da 15ª Região - TST

Ministro Brito Pereira conclui correição ordinária no TRT da 15ª Região


O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro João Batista Brito Pereira, encerrou nesta sexta-feira (8) a correição ordinária no Tribunal Regional da 15ª Região (Campinas/SP), iniciada no dia 4/8. Na sessão de encerramento, ele destacou o espírito de colaboração existente entre os membros da Administração, ao qual atribuiu o mérito do sucesso das ações de gestão implementadas tanto na área judiciária quanto na administrativa.  Além disso, registrou que o TRT da 15ª Região tem dado bom exemplo no atendimento das metas propostas pelo CNJ e demonstrado cuidado com o bem-estar dos magistrados e dos servidores.

O corregedor-geral destacou a atuação da Ouvidoria, ao oferecer ao jurisdicionado a possibilidade de ser atendido mediante chamadas gratuitas e ao criar endereço de correio eletrônico específico para suporte do sistema do PJe-JT. Como prática importante adotada pelo tribunal com o objetivo de propiciar pleno acesso do jurisdicionado, o ministro mencionou a atividade itinerante das Varas do Trabalho, utilizada para levar a prestação jurisdicional aos recantos mais longínquos.

Outro ponto relevante observado durante a correição foi a recente adoção, pelo Tribunal, do sistema de remoção automatizada de juízes titulares das Varas do Trabalho, o que tem viabilizado o imediato preenchimento das vagas de juiz titular que surgirem em decorrência das remoções iniciais. Também chamou a atenção do corregedor-geral a atividade do "Grupo Móvel da Presidência de Atenção às Unidades de 1ª Instância", cujo objetivo tem sido propiciar a comunicação direta entre o primeiro grau e a Presidência do Tribunal Regional.

Em relação à Escola Judicial, a oferta de cursos na modalidade a distância foi ampliada e sua biblioteca possui mais de 10 mil títulos, que atendem não só aos magistrados e aos servidores, mas também ao público externo. Para facilitar o acesso a seu acervo, ela promove o empréstimo de livros às unidades judiciárias por malote.

Por fim, quanto à implantação do processo judicial eletrônico na 15ª Região, o corregedor-geral considerou excelente o empenho do TRT, pois, menos de dois anos após a implantação do PJe-JT na Vara do Trabalho de Piedade, vara piloto, foi concluída a implantação do sistema em toda sua jurisdição, tornando-se a primeira região com 100% das suas unidades judiciárias integradas ao Sistema de Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho.

(Edith Lopes de Alencar / Aldemir Pacheco Lopes / fotos: CGJT/TST)

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4466