Anúncios


domingo, 13 de maio de 2012

STF - Negada liminar a vereador acusado de participar do sequestro de outro vereador - STF

Notícias STF

Quinta-feira, 10 de maio de 2012

Negada liminar a vereador acusado de participar do sequestro de outro vereador

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido de liminar no Habeas Corpus (HC) 112969, apresentado em favor de Anderson Domingos da Silva, vereador do município de Francisco Morato (SP), acusado de extorsão mediante sequestro contra Ordário de Souza Martins, também vereador de Francisco Morato.

Domingos da Silva é acusado de, com outros seis participantes, ter sequestrado o colega e feito a exigência do pagamento de R$ 400 mil pela sua liberdade. Diante da representação do Ministério Público, o juízo de origem decretou a prisão preventiva em 29 de agosto de 2011.

A ministra entendeu que a jurisprudência do STF comporta a decretação da prisão preventiva com base na gravidade do crime, quando deste se infere a periculosidade e risco de reiteração do delito: “O envolvimento do paciente em crime de extorsão mediante sequestro de um de seus pares da Câmara Municipal reveste-se de acentuada gravidade em concreto, máxime pelo emprego de grave ameaça contra a vítima em cativeiro, inclusive disparo de arma de fogo”, afirmou a ministra.

Segundo a ministra, a alegada circunstância de o acusado ser primário, ter ocupação lícita e não ter antecedentes criminais não impede a decretação ou manutenção da prisão preventiva, desde que preenchidos os requisitos estabelecidos pelo artigo 312 do Código de Processo Penal.

De acordo com decisão liminar, o decreto de prisão indica que existiriam provas de autoria do crime, tais como de que o vereador teria participado do planejamento do sequestro e teria passado informações privilegiadas sobre a vítima para seus executores.

FT/AD

Leia mais:

10/04/2012 - Vereador preso sob a acusação de participar de sequestro de outro vereador pede HC
 


STF - Negada liminar a vereador acusado de participar do sequestro de outro vereador - STF

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário