Anúncios


terça-feira, 22 de maio de 2012

STF - Acre questiona inscrição no cadastro de inadimplentes da União - STF

Notícias STF

Segunda-feira, 21 de maio de 2012

Acre questiona inscrição no cadastro de inadimplentes da União

O Estado do Acre ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) a Ação Cível Originária (ACO) 1960, para obter a retirada ou a suspensão de sua inscrição no Cadastro Informativo dos Débitos não quitados de órgãos e entidades federais (Cadin). A ação foi distribuída ao ministro Gilmar Mendes. A inscrição no Cadin é oriunda de supostas irregularidades em um convênio para aquisição de medicamentos firmado em 2005 entre o Ministério da Saúde (União) e a Secretaria de Saúde do Acre.

Segundo o pedido, a inscrição não obedeceu aos princípios do devido processo legal, do contraditório e da ampla defesa. “Deve-se diferenciar entre o procedimento de prestação de contas do convênio, o qual foi devidamente realizado, e o processo administrativo para imposição de restrição jurídica tão grave ao estado”, diz o texto. A procuradoria do Estado sustenta que apenas quando instaurada e concluída a tomada de contas especial, atribuição exclusiva do Tribunal de Contas da União, é que haveria o julgamento das contas e a aplicação das sanções cabíveis.

Além disso, segue o pedido, a medida imposta pelo governo federal não passaria no teste da proporcionalidade: a fim de ser ressarcida de um suposto prejuízo no valor de R$ 1,3 milhão, a União impede o Estado do Acre de receber transferências voluntárias que somam R$ 141 milhões.

FT/CG


STF - Acre questiona inscrição no cadastro de inadimplentes da União - STF

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário