Anúncios


terça-feira, 5 de agosto de 2014

TST - Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho 2014 destaca ações sociais da CNBB e do MHuD - TST

Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho 2014 destaca ações sociais da CNBB e do MHuD


(Ter, 05 Ago 2014 10:34:00)

A edição da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho de 2014 homenageia, no dia 11 de agosto, na sede do Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, duas instituições que lideram, no Brasil, o combate a sérios problemas sociais: a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Movimento Humanos Direitos (MHuD).

Além de coordenar ações de relevância nacional, como a Pastoral da Terra e a da Criança, a CNBB faz um alerta contra o tráfico humano na Campanha da Fraternidade deste ano. O MHuD, organismo não governamental, reúne pessoas do meio artístico no apoio a causas como o combate ao trabalho escravo e ao abuso contra crianças, adolescentes e indígenas, entre outros temas de relevância. "A ONG é um jeito de poder usar o contato direto que temos com o público para chamar a atenção para este tipo de causa", diz a atriz Dira Paes, diretora-geral do MHuD.

O presidente do TST, ministro Barros Levenhagen, abre a solenidade de entrega da comenda, na área externa do TST, às 17h. O evento é aberto ao público. Dom Raymundo Damasceno, presidente da CNBB, representará a Conferência. Neste ano, além das duas instituições, mais 67 pessoas, entre autoridades, magistrados, advogados, empresários, professores, profissionais da área de cultura e do esporte, receberão a Ordem do Mérito em graus diferentes, que vão da Grã-Cruz (máximo) até o de Cavaleiro (primeiro grau).

O médico oncologista Drauzio Varella - pioneiro no Brasil no combate à AIDS e autor de publicações e programas de TV sobre saúde - e a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó estão entre os homenageados. Confira a lista completa aqui.

Exposição

Nesta terça-feira, às 16h, o TST abre exposição sobre a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, com fotos, documentos e objetos relativos à condecoração, no espaço Memóeria do TST (mezanino do Bloco B do edifício-sede). O objetivo da mostra, promovida pela Coordenadoria de Gestão, Documentação e Memóreia do TST, é divulgar a comenda.

Instituições, pessoas e exemplos

A Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho foi instituída em 1970, e sua entrega é realizada anualmente, sempre no mês de agosto. A condecoração é um reconhecimento a instituições e personalidades brasileiras e estrangeiras que tenham se destacado no exercício de suas funções, servindo de exemplo para a coletividade, e que, de algum modo, tenham contribuído para o desenvolvimento do Brasil.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reúne os bispos da Igreja Católica no país para promover ações pastorais e debates sobre temas sociais em sua missão evangelizadora. Entre as principais pastorais coordenadas pela CNBB estão a Afrobrasileira, da Criança; pela Justiça e Paz, Carcerária, Cáritas, Familiar, contra DST/AIDS e pela Mobilidade Humana.

Fundado em 2002, o Movimento Humanos Direitos (MHuD) desenvolve atividades em prol da paz e dos direitos humanos no Brasil e no mundo. O MHuD é voltado, especialmente, aos problemas do trabalho escravo, dos abusos praticados contra crianças e adolescentes, às questões dos quilombolas, do meio ambiente e dos povos indígenas. Desde 2004 o MHuD promove o Fórum dos Direitos Humanos, onde entrega o Prêmio João Canuto para pessoas e instituições que se destacam nas diversas frentes dos Direitos Humanos.

(Elaine Rocha e Carmem Feijó/CF)

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Secretaria de Comunicação Social
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4907
secom@tst.jus.br