Anúncios


terça-feira, 21 de maio de 2013

TST - Mostra sobre 70 anos da CLT consolida memória da Justiça do Trabalho - TST

Mostra sobre 70 anos da CLT consolida memória da Justiça do Trabalho

20/05/2013 – Ao abrir a Mostra Comemorativa dos 70 Anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho salientou que o resgate e a preservação da memória garantem a solidificação das instituições. Ao destacar a importância de se comemorar os 70 anos da CLT, afirmou que o texto consolidado é "um instrumento jurídico que serviu e vem servindo ao povo brasileiro de forma continuada".

O ministro, que é presidente da Comissão de Documentação do TST e do Comitê Gestor do Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho, recebeu do presidente do TST, ministro Carlos Alberto Reis de Paula, uma edição anotada de 1945 da CLT, de autoria do professor Cesarino Júnior, que passou a fazer parte do acerto do Programa.

A mostra, que fica aberta ao público até o dia 24, consta de uma linha do tempo com os principais acontecimentos ao longo de mais de 70 anos de história dos direitos trabalhistas e do surgimento e consolidação da CLT. A linha tem início com a instalação, em 1930, do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, seguido da criação da carteira do trabalho, o registro dos movimentos grevistas do início do século XX, o estabelecimento do salário mínimo, a criação da CLT em 1943, o posterior estabelecimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, do Instituto Nacional de Seguridade Social, e as celebrações dos 40, 50 e 60 anos da Consolidação.

Estão sendo exibidos ainda a medalha e o selo comemorativos dos 70 anos, fotografias, jornais históricos, processos antigos restaurados, material relativo à CLT publicado recentemente pela grande imprensa, painéis e exemplares do informativo "Labor", do Núcleo de Memória e Pesquisa da Coordenadoria de Gestão Documental. O acervo pertence ao Conselho Nacional do Trabalho (CNT), órgão antecessor do TST, e ao Tribunal, e parte dele fica em exposição permanente no Memorial do TST.

Durante a abertura foi exibido o documentário "CLT 70 Anos", produzido pela Secretaria de Comunicação do TST. Ao longo da semana, paralelamente à exposição, haverá exibição de vídeos às 11h, 14h e 16h, sobre "Getúlio Vargas e a Origem da CLT", "A CLT e sua Evolução" e "Direitos da Mulher".

A mostra está aberta ao público no mezanino do Bloco B do edifício sede do TST. Uma equipe de servidores com formação em História, Arquivologia, Letras e Direito e estagiários de Museologia, História, Ciências Sociais e Jornalismo acompanhará os interessados em visitas guiadas, prestando informações sobre o conteúdo histórico da exposição.

(Marta Crisóstomo/DA)


TST - Mostra sobre 70 anos da CLT consolida memória da Justiça do Trabalho - TST

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário