Anúncios


sexta-feira, 10 de maio de 2013

STF - STF julga improcedente ação contra lei do RJ sobre embalagem reutilizável - STF

Notícias STF

Quinta-feira, 09 de maio de 2013

STF julga improcedente ação contra lei do RJ sobre embalagem reutilizável

Por unanimidade, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou improcedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 2818) ajuizada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro contra uma lei (Lei Estadual 3.874/2002) que trata da comercialização de produtos em recipientes ou embalagens reutilizáveis. A norma permite que os vasilhames reutilizáveis sejam preenchidos por produtos de marcas concorrentes.

De acordo com o voto do relator, ministro Dias Toffoli, não procede o argumento da ADI segundo o qual a norma violaria a competência privativa da União de legislar sobre direito comercial, bem como violaria o artigo 5º, inciso XXIX, da Constituição Federal, que trata da proteção "à propriedade das marcas, aos nomes das empresas e a outros signos distintivos". 

Porém, conforme explicou o ministro, a matéria trata de direito do consumidor, que possui competência legislativa concorrente entre estados-membros e União, como prevê o artigo 24, incisos V e VIII, da Constituição Federal. Ou seja, pode ser regida tanto por meio de lei federal quanto por lei estadual.

O relator ainda destacou que o STF já teve oportunidade de se manifestar sobre tema idêntico quando julgou a ADI 2359, do Estado do Espírito Santo. Ele ressaltou que “as normas em questão não disciplinam matéria atinente ao direito de marcas e patentes ou à propriedade intelectual”.

CM/AD

Leia mais:

27/09/2006 - Lei capixaba sobre acondicionamento de produtos é constitucional

06/01/2003 - Governo do Rio ajuíza ADI contra lei que trata da comercialização de produtos em embalagem reutilizável
 


STF - STF julga improcedente ação contra lei do RJ sobre embalagem reutilizável - STF

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário