Anúncios


sábado, 5 de maio de 2012

STF - Programa especial fala dos 8 anos de história da Rádio Justiça - STF

Notícias STF

Sexta-feira, 04 de maio de 2012

Programa especial fala dos 8 anos de história da Rádio Justiça

Neste sábado (5), a Rádio Justiça comemora oito anos no ar e, para celebrar o aniversário, preparou um programa especial, que vai ao ar às 8h, para relembrar os acontecimentos que marcaram sua história. Inaugurada em 2004, a emissora mantém a missão de difundir as notícias e temas ligados ao Poder Judiciário através de eixos editorais como jornalismo, educação, cultura, cidadania e prestação de serviço.

Lançada oficialmente em 5 de maio de 2004, durante a gestão do ministro Maurício Corrêa, a emissora deu início a um novo modelo da comunicação social na Justiça brasileira, aproximando o Judiciário da população. Para o presidente do STF, ministro Ayres Britto, “o elo entre o Poder Judiciário e o público em geral tem sido feito a partir de dois instrumentos de comunicação de massa, a TV e a Rádio Justiça. Fico feliz com esses oito anos de profícuo funcionamento”, declarou.

Transmitida inicialmente pela FM em 91,1 MHz, em Brasília, com potência de apenas 1,5 kw, a Rádio passou a traduzir para a população, de modo claro e descomplicado, a linguagem erudita e difícil falada pelos juristas. Entrevistas com operadores do Direito, notícias do Judiciário, programas sobre educação, cultura, cidadania, prestação de serviço à população e até radionovelas entraram na grade de programação, dando novo formato ao mundo jurídico.

Em 2007, na presidência da ministra Ellen Gracie, a rádio alargou suas fronteiras e ganhou uma nova frequência, desta vez a FM 104,7 MHz, em Brasília, com potência de 20 kw, inaugurada em 27 de junho do mesmo ano. De lá para cá muita coisa mudou, mas o propósito continuou o mesmo. “Ajudar o cidadão a conhecer os seus direitos e poder ir em busca deles tem sido o nosso foco”, afirma a atual coordenadora de jornalismo, Alexandra Fiori.

A Rádio Justiça possui 32 profissionais dentre jornalistas, produtores, locutores e operadores de áudio. A maioria dos programas é produzida pela própria equipe da rádio, em instalações no prédio do STF, mas há também a participação de representantes de outras regiões do País, com jornalistas de tribunais e entidades ligadas ao mundo jurídico que atuam como correspondentes. Algumas instituições produzem programas próprios e outras utilizam a estrutura da rádio para gravações e edições.
 
Programação

A programação, 24 horas no ar, inclui radionovela, radiojornalismo e programas de variedades, todos com um enfoque jurídico.

As principais atrações são as duas edições do Jornal da Justiça, às 6h e às 12h, e as transmissões ao vivo das sessões plenárias do STF, nas tardes de quarta e quinta-feira. A música tem espaço com o programa Refrão, transmitido aos sábados, às 20h, com entrevistas com artistas da Música Popular Brasileira.

A radionovela Justiça em Cena tem episódios semanais. A equipe também produz as notícias do Poder Judiciário para a Voz do Brasil, com participação diária de cinco minutos. Confira a programação completa no site da Rádio Justiça.

Prêmios

Nesses oito anos no ar, a Rádio Justiça conquistou títulos e recebeu prêmios como o concedido pela Associação dos Magistrados Brasileiros, o prêmio Comunicação & Justiça, do Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça, e o Prêmio Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), conquistado em 2009.

Para sintonizar os seus direitos

A Rádio Justiça pode ser sintonizada de três formas:

- Em FM, na frequência 104.7 MHz, em Brasília.
- Na Internet, no endereço www.radiojustica.jus.br.
- Via satélite, pelo Brasilsat B4, frequência de descida 3649 MHz, polarização vertical, symbol rate 4,399 Mbps, FEC 3/4, PID de Áudio 0350.

JA,DV/CF


STF - Programa especial fala dos 8 anos de história da Rádio Justiça - STF

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário