Anúncios


sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Agência Brasil - Garibaldi Alves Filho afasta do cargo Advogado Geral do Senado - Súmula Vinculante

 
21 de Outubro de 2008 - 17h10 - Última modificação em 21 de Outubro de 2008 - 17h10


Garibaldi Alves Filho afasta do cargo Advogado Geral do Senado

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), demitiu do cargo hoje o advogado geral do Senado, Alberto Cascais. O funcionário foi responsável pela elaboração de um estudo que balizou a decisão da Mesa Diretora em promover demissões seletivas para cumprir a Súmula Vinculante do Supremo Tribunal Federal (STF) que proíbe o nepotismo nos três Poderes.

 Para o cargo foi nomeado Luiz Fernando Bandeira de Mello que é consultor legislativo da Casa.

 O estudo feito por Cascais  levou o Procurador Geral da República, Antônio Fernando de Souza, a apresentar uma reclamação ao STF questionando a decisão do Senado. Diante disso, Garibaldi também nomeou uma comissão que terá um prazo de 72 horas, “em caráter irrevogável”, para rever todas as exonerações e afastamentos já realizados e fazer cumprir as determinações da Súmula Vinculante defendidas pelo procurador.

 O presidente do Senado afirmou que  Alberto Cascais “não se mostrou a altura do desafio e que elaborou um Enunciado que foi alvo de condenação do Procurador Geral da República”.

Sobre os trabalhos da comissão, Garibaldi Alves Filho ressaltou que ela terá poderes para acrescentar novos casos que enquadrem-se na reclamação de Antônio Fernando de Souza. “Dentro de 72 horas essa comissão, e isso será improrrogável, essa comissão fará tudo que anunciei, teremos toda a revisão dos casos já tratados e dos novos que precisam ser acrescentados”, afirmou em tom de irritação pelo trabalho desenvolvido por Alberto Cascais que resultou neste embróglio jurídico envolvendo o Senado.

 Por força da ação da PGR, o presidente do Senado disse que o "enunciado" entregue à Mesa Diretora pelo ex-advogado geral “não existe mais”. Para ele o que  vai balizar os trabalhos a partir de agora é a reclamação do procurador ao STF.



 


Agência Brasil - Garibaldi Alves Filho afasta do cargo Advogado Geral do Senado - Súmula Vinculante

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário