Anúncios


terça-feira, 29 de outubro de 2013

TST - Eventos sobre memória e preservação documental começam na segunda, dia 4 - TST

Eventos sobre memória e preservação documental começam na segunda, dia 4


(Ter, 29 Out 2013 12:38:00)

 

Dois eventos ligados à memória e à preservação documental terão lugar no Tribunal Superior do Trabalho na semana de 4 a 8 de novembro (segunda a sexta-feira): a Semana da Memória (4 a 8) e o seminário "Preservação Documental: Dever do Estado e Direito do Cidadão" (7 e 8). Ambos foram idealizados pelo Comitê Gestor do Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho, coordenado pelo ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho. O comitê tem como objetivo promover a integração entre órgãos, magistrados e servidores da Justiça do Trabalho quanto à preservação e divulgação da memória da JT e  estimular o intercâmbio de informações e de experiências entre os TRTs, em relação ao tema. 

Na segunda (dia 4), será aberta a Semana da Memória, no mezanino do bloco A do Tribunal. Na abertura, às 16h, será inaugurada a exposição "Da senzala à CLT", do TRT do Pará e Amapá (8ª Região); haverá a apresentação do filme "Processo Trabalhista 491/2000", sobre o trabalho escravo na Região Norte, e aberta uma mostra fotográfica da Exposição itinerante comemorativa dos 70 anos da CLT, realizada pela Coordenadoria de Gestão Documental e Memória do TST (CGED). Dos dias 5 a 8 de novembro haverá visitas guiadas à exposição e à mostra fotográfica.

Seminário

Entre os dias 7 e 8 de novembro, será realizado o seminário "Preservação Documental: Dever do Estado e Direito do Cidadão", no auditório Ministro Mozart Victor Russomano, no 5º andar do bloco B. De acordo com a CGED, o objetivo do evento é aprofundar o debate sobre a importância da preservação dos processos e documentos produzidos pela Justiça do Trabalho

O seminário é aberto ao público, com número de vagas restrito (as inscrições podem ser feitas aqui). A conferência de abertura, sobre o tema "Preservação e acesso à informação: direito do cidadão e dever do Estado", está prevista para as 20h da quinta-feira (7), com a historiadora Ângela de Castro Gomes, da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. A mesa será coordenada pelo presidente do Conselho Nacional de Arquivos e diretor-geral do Arquivo Nacional, Jaime Antunes da Silva. Os debatedores são os ministros do TST Maurício Godinho Delgado e Cláudio Mascarenhas Brandão. (Confira aqui a programação completa)

(Viviane Gomes/CF)

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Secretaria de Comunicação Social
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4907
secom@tst.jus.br