Anúncios


sábado, 3 de agosto de 2013

STF - Programação da TV Justiça para o fim de semana - STF

Notícias STF

Sexta-feira, 02 de agosto de 2013

Programação da TV Justiça para o fim de semana

Sexta-feira, 2/8

20h30 - Iluminuras

O convidado da semana é André Giusti, jornalista e escritor. Ele descobriu a literatura ainda na infância, quando se apaixonou por poesias, e desde cedo foi incentivado a trocar os gibis pelos livros de Monteiro Lobato e Fernando Sabino. Na adolescência, passou a gostar dos poemas de Rubem Braga e mergulhou na história do Brasil do século XVIII. De volta aos tempos de hoje, encontrou no jornalismo a oportunidade de contar histórias sem abandonar o lado escritor. Em 1996, Giusti escreveu o livro “Voando pela noite até de manhã”, no qual alguns trechos basearam-se em reportagens policiais que fez no Rio de Janeiro (RJ).
O outro convidado do programa é o advogado, engenheiro e escritor João Celso Neto, que lembra suas primeiras leituras, sobretudo de poesia, sua principal referência literária na infância. Foi justamente esse gênero que o fez ser incluído no livro “Panorama da poesia Norte-rio-grandense” como um dos mais jovens poetas potiguares.

Reapresentações: 3/8, às 11h; 4/8, às 11h30; 5/8, às 21h; e 6/8, às 22h30.

21h - Sessão Cinemateca

O filme da semana é "Gato de Madame", comédia de 1956 dirigida por Agostinho Martins Pereira, com nomes como Odete Lara e Mazzaropi, filmado nos estúdios da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, em São Bernardo do Campo (SP). Ele conta a história de uma mulher rica que oferece uma recompensa a quem encontrar o gato dela.

Reapresentações: 3/8, às 23h; e 4/8, às 23h.

Sábado, 3/8

8h – Saber Direito Debate

O programa traz entrevista com o professor universitário e mestre em Direito e Política dos Recursos Naturais pelo Centro de Direito e Política Energética, Mineral e do Petróleo da Universidade de Dundee, Reino Unido, Adriano Trindade. Na entrevista, ele fala sobre mineração e petróleo na Constituição e também sobre royalties.

Os interessados em participar das gravações do programa devem entrar em contato pelo e-mail saberdireito@stf.jus.br.

Reapresentações: 3/8, às 20h; e 4/8, às 10h.

10h - Saber Direito Responde

Adriano Trindade tira dúvidas dos alunos sobre temas como o regime jurídico do petróleo e o regime jurídico da mineração.

Os interessados em participar das gravações do programa devem entrar em contato pelo e-mail saberdireito@stf.jus.br.

Reapresentações: 3/8, às 17h; 4/8, às 9h; e 4/8, às 15h.

12h30 – Fórum

Esta semana o programa trata da educação profissionalizante, num mercado de trabalho cada vez mais competitivo no qual a qualificação virou necessidade. Entre as opções para se conquistar um bom emprego estão os cursos técnicos que capacitam profissionais em diversas áreas. As regiões mais industrializadas do País abrigam a maioria das pessoas que escolhem essa formação. Outra opção são os cursos tecnológicos, que atraem, principalmente, pelo curto tempo de duração (geralmente de dois anos, metade do período de uma graduação tradicional). Esses cursos acompanham a tendência do mercado de trabalho e estão em sintonia com as novas demandas.

Reapresentações: 4/8, às 18h; 7/8, às 11h; e 8/8, às 12h.

13h30 - Plenárias

Nesta semana, o programa Plenárias mostra a movimentação da primeira semana de trabalhos do Supremo Tribunal Federal no segundo semestre de 2013, com quatro processos de destaque incluídos na pauta da sessão do dia 1º/8: três Mandados de Segurança (MS) sobre reforma agrária e um Recurso Extraordinário (RE) sobre matéria tributária.

Neste último processo, o STF negou provimento ao RE 648245, com repercussão geral reconhecida, interposto pelo Município de Belo Horizonte (MG), a fim de manter reajuste do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) instituído pela Prefeitura em 2006. O município questionava decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que derrubou o novo valor venal dos imóveis do município, por ter sido fixado por decreto, e não por lei.

O STF ainda, por votação unânime, negou o MS 28160, em que a Agroindústria e Comércio de Alimentos Franbel Ltda., do Ceará (CE), questionava decreto da Presidência da República de maio de 2009 que desapropriou o imóvel denominado Fazenda Dulcinéia, em Chorozinho. Também na sessão de quinta-feira, o Plenário indeferiu o MS 26087, impetrado contra o decreto de desapropriação dos imóveis rurais denominados Fazenda Canoas I e III, em Selvíria (MS). Após empate na votação, um pedido de vista do ministro Ricardo Lewandowski suspendeu o julgamento do MS 25344, impetrado contra decreto de desapropriação das fazendas Espinheiro e Itambaracá, em Acorizal (MT).

Reapresentações: 3/8, às 21h; 4/8, às 11h30 e 19h30; e 5/08, às 9h30.

14h – CNJ em ação

O programa desta semana continua com a retrospectiva de julgamentos do Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no primeiro semestre do ano. Em um deles, os conselheiros aplicaram pena de remoção compulsória a um juiz de São Paulo (SP), em substituição à punição de disponibilidade.

Outro tema tratado são os eventos que vão movimentar o Judiciário e informações sobre o porte de armas para agentes de segurança dos tribunais de Justiça, Censo do Judiciário e uma reportagem sobre os futuros conselheiros indicados pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).

No quadro Bastidores, o entrevistado é o conselheiro Guilherme Calmon. O desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) detalha a Resolução 175 do CNJ, que disciplinou o casamento homoafetivo nos cartórios de todo o Brasil desde o dia 16 de maio do ano vigente. Além disso, Calmon explica as diferenças entre união estável e casamento.

Reprises: 5/8, às 19h; 6/8, às 13h30; 7/8, às 7h; e 8/8, às 13h30

20h – Meio Ambiente por Inteiro

O programa desta semana trata da Mata Atlântica, um dos biomas brasileiros mais ricos em biodiversidade. Originalmente, ela se estendia ao longo de 17 estados do Brasil, mas atualmente restam apenas 12,5% de sua área original. Esse dado torna este bioma, considerado como patrimônio nacional pela Constituição Federal, seja o mais ameaçado do planeta. Para falar sobre o assunto, o programa recebe o ambientalista e diretor de mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, e a pesquisadora do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) Kátia Torres Ribeiro.

Reapresentações: 4/8, às 8h; 5/8, às 18h; 6/8, às 10h; 7/8, às 12h30; e 8/8, às 11h30.

21h30 - Repórter Justiça

Nesta semana, o programa mostra as últimas tendências no mercado de negócios, como ideias que surgiram no exterior e ganharam o mercado de luxo de Brasília (DF), plano de saúde para computadores, desenvolvimento de aplicativos, mercado que não para de crescer, e empresários que investiram no trabalho dos "maridos de aluguel", técnicos em edificações que prestam todo o tipo de serviço (elétrico, hidráulico, pintura, etc.), e já contam com 37 franquias espalhadas pelo Brasil. Mostra ainda qual o primeiro passo para abrir uma empresa, as facilidades do microempreendedor individual, o incentivo do governo para os microempresários e dicas para o crescimento dos negócios.

Reapresentações: 4/8, às 11h; 5/8, às 12h, 7/8, às 19h; e 8/8, às 22h30.

Domingo, 4/8

20h - Refrão

Luiz Melodia é a estrela do programa desta semana. Nascido no morro do Estácio, no Rio de Janeiro, Luiz Melodia estreou em 1973 com o disco "Pérola Negra", um sucesso de crítica. Antes disso, aos 21 anos, já tinha canções imortalizadas por duas grandes intérpretes: Gal Costa e Maria Bethânia. Melodia fala ao Refrão sobre o início da carreira, relembra a trajetória de sucesso e revela quem são os grandes nomes da música na atualidade, na sua opinião.

Reapresentações: 5/8, às 13h30; 6/8, às 11h30; 7/8, às 20h; 8/8, às 9h30; e 9/8, às 18h.

21h - Academia

É possível garantir o direito à herança ao filho que nascer depois que os genitores morrerem, a partir de técnicas avançadas de reprodução humana? Para responder a esse e outros questionamentos, Fernando Nery fez um estudo sobre o tema, recorrendo ao estudo da bioética, dos direitos de família e sucessório e às decisões judiciais. A dissertação "O consentimento informado dos pais e o princípio da igualdade entre os filhos na reprodução póstuma" foi apresentada à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), para obtenção do título de mestre em Direito, na área de concentração de Direito Civil. Participam do debate os professores Natan Monsores, doutor em Bioética e Saúde Pública, e Frederico Viegas, titular de Direito Privado da Universidade de Brasília (UnB).

Os interessados em apresentar sua tese ou dissertação no programa Academia devem enviar seu trabalho para o e-mail academia@stf.jus.br.

Reapresentações: 5/8, às 10h; 6/8, às 12h30h; 7/8, às 19h30; 8/8, às 10h; e 9/8, às 9h.

Segunda-feira, 5/8

20h - Direito sem Fronteiras

O tema da semana é o combate à violência contra as mulheres e as ações da comunidade internacional contra este crime. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que cerca de 70% das mulheres sofrerão algum tipo de violência no decorrer de sua vida, principalmente dos parceiros. O programa conta com a participação da professora de Antropologia e pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB) Lia Zanota, que aborda as diferentes crenças e culturas, da defensora pública do Distrito Federal (DF) e coordenadora do Núcleo de Proteção da Mulher – DF Dulcielly Nóbrega de Almeida, que explica a estrutura desenvolvida no Brasil depois da criação da Lei Maria da Penha.

Reapresentações: 6/8, às 10h30; 7/8, às 9h30; 8/8, às 19h; e 10/8, às 11h30.

Segunda-feira, 5/8, a sexta-feira, 9/8

8h – Saber Direito

O curso desta semana é sobre Direito da Pessoa Idosa, com o professor e promotor de Justiça do Estado do Paraná (PR) Mário Luiz Ramidoff. "Estatuto da Pessoa Idosa" é o tema da primeira aula, e "Direitos Individuais", o da segunda. O terceiro momento aborda as medidas de proteção e políticas de atendimento. A quarta aula discute o acesso à Justiça. O quinto e último encontro é sobre os crimes contra a pessoa idosa.

Os interessados em participar das gravações do programa devem entrar em contato pelo e-mail saberdireito@stf.jus.br.

Reapresentações: Segunda a sexta-feira, às 23h30.

Fonte: TV Justiça


STF - Programação da TV Justiça para o fim de semana - STF

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário