Anúncios


sexta-feira, 30 de novembro de 2012

STJ - Crise econômica é tema de palestra na abertura do segundo dia do Seminário Ítalo-Ibero-Brasileiro - STJ

30/11/2012 - 12h25
EVENTOS
Crise econômica é tema de palestra na abertura do segundo dia do Seminário Ítalo-Ibero-Brasileiro
“Direito e crise econômica entre a União Europeia e o Mercosul.” Este foi o tema da palestra proferida por Marcello Maria Fracanzani, professor de direito público e direito administrativo na Faculdade de Direito da Universidade de Udine, na Itália. A palestra abriu o segundo dia do IX Seminário Ítalo-Ibero-Brasileiro de Estudos Jurídicos, que acontece no auditório do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A mesa foi presidida pelo ministro Castro Meira. Elogiando o vasto currículo de Marcello Fracanzani, o ministro destacou a importância das atividades acadêmicas do professor, frequentemente convidado por diversas instituições de ensino para ministrar palestras sobre economia europeia, educação financeira e outros assuntos.

Sobre o tema de sua intervenção no seminário, Castro Meira citou que a crise americana, que se iniciou no mercado de títulos financeiros, acabou por repercutir em todo o mundo. A Europa, que tinha uma economia rígida, com moeda forte, sofreu as consequências da globalização, como mostra, de maneira particularmente grave, a crise que atinge a Grécia, Portugal e Espanha.

Em sua palestra, o professor Fracanzani fez uma abordagem filosófica retratando de maneira inusitada a crise da União Europeia. Segundo ele, os países devem se basear nas mediações para tentar sanar os conflitos que vêm ocorrendo em toda a Europa.

Em seu ponto de vista, os governantes são como marinheiros que, ao invés de mostrar o mar à população, devem ensiná-la a navegar nessas águas turbulentas da melhor forma possível. Assim, governantes e a sociedade poderão enfrentar a crise de maneira mais calma e buscar juntos soluções para transformar o caos em serenidade.

Foto:

O ministro Castro Meira, do STJ, e o professor Marcello Fracanzani, da Universidade de Udine, na abertura do segundo dia de debates do IX Seminário Ítalo-Ibero-Brasileiro de Estudos Jurídicos.

Coordenadoria de Editoria e Imprensa

Esta página foi acessada: 363 vezes


STJ - Crise econômica é tema de palestra na abertura do segundo dia do Seminário Ítalo-Ibero-Brasileiro - STJ

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário