Anúncios


quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

TST - TST abre seminário para discutir realidade e perspectivas do trabalho infantil - TST

TST abre seminário para discutir realidade e perspectivas do trabalho infantil


O Tribunal Superior do Trabalho realizou, na noite desta quarta-feira (8), a solenidade de abertura do Seminário Trabalho Infantil – Realidade e Perspectivas, organizado pela Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e de Proteção ao Trabalho Decente no âmbito da Justiça do Trabalho. A abertura foi conduzida pelo vice-presidente do TST no exercício da Presidência, ministro Ives Gandra Martins Filho, com a presença da vice-procuradora-geral do Trabalho, Eliane Araque dos Santos, da secretária-executiva do Fórum Nacional de Erradicação e Prevenção do Trabalho Infantil (FNPETI), Isa Maria de Oliveira, e do secretário do Trabalho do Estado de Chiapas (México), Manuel Sobrino Durán, palestrante da noite.

O ministro Ives Gandra Filho ressaltou a importância do tema. Citando o poema "Meus Oito Anos", no qual o poeta romântico fluminense Casimiro de Abreu relembra sua infância, o ministro ressaltou que toda criança deveria poder recordar a própria infância com alegria. "Queremos que as crianças tenham infância, e, para muitas, temos que discutir como tornar isso realidade", afirmou.

A abertura contou com a participação da Orquestra Infantil da Universidade de Brasília (UnB), que faz parte do projeto "Música para Crianças", criado em 2002 pelo maestro Ricardo Dourado Freire. O maestro recebeu do ministro Ives Gandra Filho a medalha da Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e de Proteção ao Trabalho Decente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

O seminário, que prossegue na quinta-feira (9), reúne estudiosos das questões relativas aos malefícios do trabalho precoce, com o objetivo de disseminar a importância do combate a todas as formas ilegais de trabalho da criança e do adolescente. O encontro faz parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho.

Confira no Flickr do TST a galeria de imagens do seminário

(Carmem Feijó/Foto: Dirceu Arcoverde)

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Secretaria de Comunicação Social
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4907
secom@tst.jus.br