Anúncios


terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

STF - Jornalista defende obrigatoriedade de canais abertos nos pacotes por assinatura - STF

Notícias STF

Segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Jornalista defende obrigatoriedade de canais abertos nos pacotes por assinatura

O tema central da exposição do jornalista José Humberto Candil, representante da Newco Programadora e Produtora de Comunicação Ltda. foi o chamado must-carry, ou obrigatoriedade de carregamento de canais abertos por meio das operadoras de TV por assinatura. Segundo Candil, o must-carry é a garantia, para o assinante, de acesso “ao conteúdo que esse país, de uma língua só, de dimensões continentais, aprendeu a assistir e a admirar”.

A possibilidade do fim dessa distribuição obrigatória – que inclui “a excelência de nossas novelas, nosso jornalismo, nossos documentários e nossas transmissões esportivas” – significa o risco de deixar o consumidor “sem o privilégio de ter esses canais em sua programação por assinatura”. “Devemos poupar o consumidor do transtorno de ter de investir em mais uma antena, de operar mais um controle remoto”, defendeu. “Os canais abertos são um patrimônio dos brasileiros”.

O jornalista defende ainda a exigência, por parte da Ancine, de que os pacotes de TV por assinatura tenham no mínimo dois canais de notícia. “Essa proposta vai muito além da TV por assinatura e mexe com a formação sócio-política do povo brasileiro”, acredita. “Ao exigir duas fontes de informação, está-se garantindo um direito básico, porque, como diz um antigo ditado, pior do que não ler jornal é ler um só, e ficar refém de um único ponto de vista”.

Quanto às restrições à propriedade cruzada, Candil acha que o contexto atual é diferente daquele que gerou a proibição na nova lei. Ele assinala que, nos primórdios da TV por assinatura no Brasil, houve uma concentração forte de produção e programação que travou o desenvolvimento do setor, mas o momento agora é outro. “A proibição dá de ombros a quem investiu dinheiro brasileiro, que confiou no país e nas regras, gerou empregos e pagou impostos”, afirma. “De repente, tudo isso desaba”.

CF/EH


STF - Jornalista defende obrigatoriedade de canais abertos nos pacotes por assinatura - STF

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário