Anúncios


quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

TST - SDI-1 se despede do ministro Carlos Alberto - TST

SDI-1 se despede do ministro Carlos Alberto


(Qui, 20 Fev 2014 14:35:00)

 

Os ministros que integram a Subseção 1 Especializada em Dissídios Individuais prestaram, na sessão desta quinta-feira, homenagem ao presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Carlos Alberto Reis de Paula. Esta foi a última participação do ministro nesse órgão julgador, responsável pela unificação da jurisprudência do TST: ele se aposentará na próxima terça-feira (25).

O porta-voz da homenagem foi o decano do Tribunal, ministro João Oreste Dalazen. Ele lembrou os mais de 34 anos de serviços prestados por Carlos Alberto à Justiça do Trabalho – dos quais mais de 15 no TST. "O menino pobre e negro de Minas Gerais, que tinha tudo para ser mais um número frio das nossas tristes estatísticas de discriminados e fracassados, romperia todas as barreiras e tornar-se-ia o primeiro negro a chegar ao cargo de ministro de Tribunal Superior da nossa República, e atingiria as culminâncias do Poder Judiciário mercê de muito esforço, estudo e tenacidade", assinalou. Dalazen destacou também a gestão "infelizmente restrita, de menos de um ano" do presidente (que se aposenta por completar 70 anos), mas "profícua e serena, despojada de vaidades e marcada pelo elevado espírito público".

O ministro Barros Levenhagen, atual vice-presidente, que assumirá a Presidência na próxima quarta-feira (26), afirmou que a atuação do ministro Carlos Alberto "será o norte com que tentarei seguir à frente do Tribunal". O atual corregedor-geral da Justiça do Trabalho e vice-presidente eleito, ministro Ives Gandra Martins Filho, seu sucessor na Corregedoria-Geral, ministro Brito Pereira, os demais ministros integrantes da SDI-1 e os representantes do Ministério Público do Trabalho e da advocacia – entre eles o ministro aposentado do TST José Luciano de Castilho Pereira – se solidarizaram com as manifestações.

Emoção

Ao se dirigir aos colegas, o ministro Carlos Alberto, emocionado, agradeceu "a todos que estiveram ao meu lado e que me ajudaram a construir alguma coisa, companheiros que partilharam angústias e alegrias e me ajudaram a ser alguém dentro do TST".

(Carmem Feijó)

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Secretaria de Comunicação Social
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4907
secom@tst.jus.br