Anúncios


quinta-feira, 27 de junho de 2013

STF - Autoridades comentam a posse do ministro Luís Roberto Barroso no STF - STF

Notícias STF

Quarta-feira, 26 de junho de 2013

Autoridades comentam a posse do ministro Luís Roberto Barroso no STF

A posse do ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF), ocorrida na tarde desta quarta-feira (26), reuniu autoridades dos três Poderes, do Ministério Público, da advocacia, entre outras autoridades.

Veja os depoimentos de diversas autoridades sobre o novo ministro do STF:

José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça
"O ministro Barroso é um dos maiores constitucionalistas da nossa história. É uma pessoa que tem uma visão acadêmica, humanista. É um democrata e, portanto, uma pessoa diferenciada no cenário jurídico brasileiro. Tenho a absoluta certeza de que o Supremo Tribunal Federal, a maior Corte do País, recebe um nome que está à altura desse Tribunal e terá como magistrado, sem sombra de dúvida, uma atuação tão relevante e significativa como teve no mundo acadêmico e na advocacia."

Renan Calheiros, presidente do Senado Federal  
"Nós estamos vendo um grande momento do Supremo Tribunal Federal pelo que representa o ministro Barroso para o País."

Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara dos Deputados
"A presidenta Dilma foi muito feliz na escolha do ministro Luís Roberto Barroso para o Supremo Tribunal Federal. Um nome que era pouco ventilado, que não realizou trabalho de bastidor nenhum e que foi escolhido por seus méritos, pela sua história, e que certamente engrandecerá muito o STF."

Roberto Gurgel, procurador-geral da República
"Vejo como extremamente importante a chegada do ministro Barroso ao Supremo Tribunal Federal. É um jurista consagrado, é um professor muito bem conceituado e, o que é igualmente relevante, é um homem com ideias avançadas e progressistas, que trará esse conjunto de virtudes para o seu trabalho no Supremo Tribunal Federal. É mais uma aquisição importante para o Supremo e que, certamente, fará com que a Corte continue a cumprir, cada vez mais intensamente, a sua missão constitucional."

Luís Inácio Adams, advogado-geral da União
"O ministro Barroso é um jurista que tem se projetado no nosso País como constitucionalista, como defensor de grandes temas nacionais. Eu acho que essa experiência que ele traz, pela bagagem jurídica, pela bagagem histórica e profissional que ele tem, vem engrandecer o Supremo na sua função de tratar dos grandes temais nacionais. Acho que o ministro Barroso, seja por ser o constitucionalista que é, seja por ser jurista, grande advogado e a figura humana que é, vem a contribuir muito para o nosso País e, particularmente, para o Supremo Tribunal Federal."

Carlos Alberto Reis de Paula, ministro presidente do Tribunal Superior do Trabalho
"A posse do ministro Luís Roberto barroso tem um significado histórico muito importante: ela representa a valorização de um profissional exemplar. Com a chegada dele ao Supremo Tribunal Federal, ganha toda a sociedade brasileira. O Poder Judiciário se engrandece, mas é a sociedade a maior beneficiária. Não é à toa que a indicação da presidenta da República recebeu aplausos de todos."

Marcus Vinicius Furtado Coêlho, presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
"O ministro Barroso é mais um advogado no Supremo Tribunal Federal. A advocacia, que já possui grandes quadros na Suprema Corte do nosso País, passa a somar com a inteligência do advogado militante, do professor emérito, do constitucionalista reconhecido. Sua capacidade, sua dedicação ao estudo, sua devoção à Constituição da República são qualidades que apontam a uma certeza de um bom desempenho na jurisdição da Corte guardiã da Constituição da República. A Ordem dos Advogados do Brasil parabeniza a presidente da República por essa sua feliz escolha e agora parabeniza o Supremo Tribunal Federal por este acréscimo qualitativo em seus quadros."

Roberto Caldas, juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos
"Luís Roberto Barroso, além de jurista, é um vocacionado a ser ministro do Supremo.  Quem conhece Luís Roberto Barroso há muito tempo, logo identifica nele os traços próprios de um grande ministro do Supremo, como certamente será. É um humanista, um homem apegado aos princípios constitucionais, de forma que a expectativa do mundo jurídico, e da Nação brasileira, certamente, é a melhor. Luís Roberto certamente pontificará como um dos grandes nomes do Supremo."

Carlos Ayres Britto, ministro aposentado do STF
"Foi uma posse muito bonita, porque Luís Roberto Barroso é nome para ficar na história. Ele tem um lugarzinho já reservado na história, porque é um jurista portentoso, um ser humano admirável, um humanista por excelência, devotado à causa pública, progressista, e certamente dará demonstração tanto de honradez imaculada quanto de soberana independência."

Ilmar Galvão, ministro aposentado do STF
"Não poderia haver nome mais adequado para ministro do Supremo, porque Luís Roberto Barroso é um dos maiores constitucionalistas brasileiros, e este Tribunal é o defensor da Constituição. Sua presença vai ser marcante na história do Supremo."

Francisco Rezek, ministro aposentado do STF
"Luís Roberto Barroso é um dos maiores publicistas do Brasil contemporâneo, e já demonstrou isso das mais variadas formas, sempre com um poder de convencimento extraordinário e uma elegância impecável. Foi um momento de festa o da sua posse no STF, porque é uma unanimidade o reconhecimento de suas virtudes, qualidades e talentos, que fazem dele um grande nome para o STF neste início de século. Isso é unanimemente proclamado por toda a comunidade jurídica, a começar pelos membros já presentes do STF, porque todos conhecem seu trabalho e personalidade."

Carlos Velloso, ministro aposentado do STF
"A posse do ministro Luís Roberto Barroso transporta a comunidade jurídica para o paraíso. Realmente, foi muito bem recebida a nomeação e estamos todos hoje felizes aqui."


STF - Autoridades comentam a posse do ministro Luís Roberto Barroso no STF - STF

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário