Anúncios


terça-feira, 27 de maio de 2014

STF - Audiência pública: economista diz que tratamento estratificado cria “cidadão de segunda classe” - STF

Notícias STF

Segunda-feira, 26 de maio de 2014

Audiência pública: economista diz que tratamento estratificado cria “cidadão de segunda classe”

A economista Ana Luiza D’Ávila Viana, professora no Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina  da Universidade de São Paulo (USP), criticou a possiblidade de uma “diferença de classe” no atendimento público a saúde, apontando o fato como um retrocesso na construção histórica das políticas públicas de caráter universalista. A especialista em políticas públicas fez sua exposição na condição de representante da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Segundo a professora, a adoção da “diferença de classe” significaria ir contra o modelo de direitos sociais adotado pela Constituição Federal. “Não queremos voltar à fase dos direitos de pacotes. Queremos uma expansão daquilo que conquistamos nesses 25 anos, mas que foi em parte abatido por uma concepção negativa de Estado, o que explica o cenário de subfinanciamento do SUS”, afirmou.

“Permitir uma volta ao padrão de atendimento estratificado em função da capacidade de pagamento é um retorno ao passado autoritário, desigual em sua essência”, diz a especialista. Segundo ela, o recurso à focalização da política pública, em oposição à universalização, significa a criação de “cidadãos de segunda classe”.

FT/EH
 


STF - Audiência pública: economista diz que tratamento estratificado cria “cidadão de segunda classe” - STF

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário