Anúncios


terça-feira, 24 de setembro de 2013

TST - Presidente do TST participa da implantação do PJe-JT em Porto Alegre - TST

Presidente do TST participa da implantação do PJe-JT em Porto Alegre


O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST)  e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Carlos Alberto Reis de Paula, participou nesta segunda-feira (23) da implantação do Processo Judicial  Eletrônico (PJe-JT) no Foro Trabalhista de Porto Alegre. As ações  ajuizadas a partir da meia noite desta segunda-feira, na capital gaúcha, já tramitarão eletronicamente, do início ao fim. Os demais permanecerão em papel. A solenidade de implantação do PJe-JT foi realizada às 11 horas, no térreo do Foro. Em 2012, foram ajuizadas 43 mil novas ações no foro de Porto Alegre.

Às 0h05 deu entrada no Foro de Porto Alegre a primeira ação trabalhista por meio eletrônico. A ação foi distribuída para a 18ª Vara do Trabalho. Até o meio dia, já haviam sido recebidas  14 ações por meio da nova ferramenta. O presidente do TST destacou que a prioridade atual do Conselho Superior da Justiça do Trabalho é garantir a segurança e a confiabilidade do sistema, para evitar erros e encontrar soluções para quando estes acontecerem.

 Com as 30 Varas do Trabalho de Porto Alegre já são 58 unidades judiciais operando o PJe-JT em 10 municípios do Rio Grande do Sul. Além da capital,  utilizam o sistema as cidades de Caxias do Sul ( seis Varas do Trabalho), Santa Rosa (duas), Erexim (três), Esteio (duas), São Leopoldo (quatro), Rio Grande (quatro), Encantado, Guaíba e Canoas (quatro).Além do presidente do TST e do CSJT, participaram da cerimônia a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, desembargadora Maria Helena Mallmann,  magistrados, parlamentares, servidores, advogados, procuradores, auxiliares da Justiça, representantes de entidades de classe, autoridades e demais convidados.

Veja  a íntegra do discurso do presidente do TST, ministro Carlos Alberto Reis de Paula.

 

(ARS/Secom/TRT4)