Anúncios


segunda-feira, 1 de setembro de 2014

STF - Juízes e servidores devem ser valorizados, afirma presidente eleito do STF - STF

Notícias STF

Segunda-feira, 01 de setembro de 2014

Juízes e servidores devem ser valorizados, afirma presidente eleito do STF

O ministro Ricardo Lewandowski, presidente eleito do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), participou, nesse sábado (30/8), em Palmas (TO), do Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem). No evento, o presidente eleito do STF destacou que durante sua gestão na chefia do Poder Judiciário, a magistratura será valorizada e ouvida, inclusive no primeiro grau, durante o planejamento estratégico da Justiça, de modo que “não haverá mais metas impostas de cima para baixo e nem imposição de sistemas de informática sem a oitiva dos usuários e interessados”.

Ao falar aos magistrados, o ministro Lewandowski reforçou a importância das escolas para o desenvolvimento do Judiciário. "As escolas da magistratura não podem seguir o modelo das universidades, nós precisamos ensinar o magistrado a pensar estrategicamente, ver as coisas de forma sistemática, nós temos que nos voltarmos para o mundo moderno". E elogiou o trabalho desenvolvido no Tocantins, "vejo que isso acontece aqui no Tocantins, estou bem impressionado com a Esmat, voltada para o futuro, para o magistrado do século XXI".

O ministro também elogiou o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO) pelos avanços alcançados no âmbito da tecnologia da informação. "O Tocantins se não está em primeiro lugar, está entre os primeiros na sua informatização, com o processo eletrônico envolvendo desde a delegacia de polícia aos demais integrantes do sistema de justiça", afirmou o presidente eleito do STF.

A palestra de encerramento foi acompanhada pela presidente do TJ-TO, desembargadora Ângela Prudente, pelo presidente do Copedem, desembargador Antônio Rulli Júnior, pelo diretor geral da Esmat, desembargador Marco Villas Boas, pela juíza federal Denise Drummond e pelo juiz Marcelo Piragibe, presidente da Escola Nacional da Magistratura, além dos demais integrantes do Copedem, diretores das escolas da magistratura de diferentes regiões do Brasil.

O evento, realizado pelo Tribunal de Justiça do Tocantins, por meio da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), debateu durante três dias (28, 29 e 30/8), diferentes aspectos da Educação à Distância (EAD).

Homenagens

Na oportunidade, o ministro Ricardo Lewandowski foi agraciado com as medalhas Mérito Acadêmico Feliciano Machado Braga, outorgada pela Esmat, e a Domingos Franciulli Netto, instituída pelo Copedem.

Legislativo e Executivo

Durante a visita ao Tocantins, o ministro Lewandowski recebeu ainda o título de Cidadão Palmense, concedido pelo Poder Legislativo. "Estou extremamente honrado pelo título que recebo hoje com a responsabilidade de dignificar a história de luta e a diversidade cultural desta terra. Meu coração se encontra aqui definitivamente", afirmou o presidente do STF ao receber o título.

A inauguração de uma escola municipal na comunidade carente do Setor Santa Fé, que atenderá a 262 crianças de 4 meses a 5 anos e 11 meses, também fez parte da agenda do presidente do STF. Na ocasião, o ministro Lewandowski assistiu a apresentação de uma orquestra acompanhada de um coral, formados por crianças daquela comunidade. A escola foi construída com recursos financeiros municipais e federais.

O ministro Lewandowski sugeriu que a leitura da Constituição Federal, especialmente o capítulo sobre os direitos e garantias fundamentais, seja inserida no currículo de escolas municipais. “A educação é importante para a concretização de dois princípios fundamentais da nossa constituição: a dignidade da pessoa humana e da igualdade de todos perante a lei”, disse o presidente eleito do STF.

Com informações do TJ-TO


STF - Juízes e servidores devem ser valorizados, afirma presidente eleito do STF - STF

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário