Anúncios


sábado, 27 de setembro de 2014

STF - Cassada decisão que validou sindicância para apurar falta de apenado sem defesa técnica - STF

Notícias STF

Sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Cassada decisão que validou sindicância para apurar falta de apenado sem defesa técnica

O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), julgou procedente a Reclamação (RCL) 9339 para cassar acórdão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) que manteve a validade de sindicância aberta para apurar falta grave atribuída a um apenado, na qual ele não foi assistido por advogado. A decisão de mérito confirma liminar deferida pelo relator, em março de 2010, que suspendeu os efeitos do acórdão impugnado.

Na reclamação, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DP-SP) sustentou que, na decisão da corte paulista, houve inadequação da observância da Súmula Vinculante 5, do STF. O verbete dispõe que: “a falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição”. A DP-SP alegou que a ausência de advogado ou defensor público em todas as fases do processo “teria inviabilizado o exercício da plenitude de defesa” do reeducando.

Ao julgar procedente a RCL 9339, o ministro afirmou que os precedentes que levaram à edição da Súmula Vinculante 5 não se relacionam com o processo disciplinar estabelecido na Lei de Execução Penal. Assim, ele concluiu que o TJ-SP, ao entender dispensável a presença de advogado em sindicância direcionada à apuração de falta grave cometida por apenado, observou de maneira imprópria o verbete.

MP/AD

Leia mais:
27/11/2009 – Liminares do STF garantem a preso assistência de advogado em sindicância para apurar falta grave


STF - Cassada decisão que validou sindicância para apurar falta de apenado sem defesa técnica - STF

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário