Escola de Magistrados inicia novo curso de formação inicial para juízesA Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) deu início, na segunda-feira (5), ao 16º Curso de Formação Inicial, com a participação de 54 juízes recém-aprovados em concursos públicos.
Ao dar as boas vindas, o ministro Dalazen destacou a importância dos cursos de Formação Inicial e Formação Continuada para os novos juízes. Segundo o diretor, os últimos cursos têm enfatizado matérias voltadas para os direitos humanos e psicologia judiciária e, atendendo às reivindicações de alunos, reservam mais tempo para laboratórios e práticas judiciais.
O presidente do TST, ministro Barros Levenhagen, diretor da Enamat de 2009 a 2011, ressaltou que o CFI não pretende esgotar o mosaico de aprendizados. Segundo ele, o magistrado deve ter conhecimentos que transcendam a técnica, para uma visão múltipla e consciente de suas decisões. Levenhagen lembrou que, ao ingressar na magistratura, em 1980, não tinha noção de como conduzir uma audiência, e aprendeu pela observação da atuação dos magistrados mais experientes. "Os cursos de formação nos propiciam uma visão mais rápida e com maior intensidade do que é ser juiz", disse ele.
(Com informações da Enamat)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Secretaria de Comunicação Social
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4907
secom@tst.jus.br
Assinar: Postar comentários (Atom)