Anúncios


terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

TST - Escolas, prefeituras e hospitais se beneficiam com doações - TST

Escolas, prefeituras e hospitais se beneficiam com doações


 

O município de Flores de Goiás, com população de cerca de 12 mil habitantes (a maioria na zona rural), se prepara para receber da prefeitura um centro público de acesso à internet, incluindo aulas básicas de informática para a população.

O Centro de Ensino Especial para Deficientes Visuais no Distrito Federal comemora a grande ampliação da produção de livros em braile e, gradativamente, já consegue atender demandas por material didático especial de outras instituições e empresas privadas.

O Tribunal Superior do Trabalho participa dessas duas histórias e de muitas outras. Flores de Goiás e o Centro de Ensino Especial para Deficientes Visuais do DF utilizam, para as suas atividades, material doado pela Corte.

"Antes dos computadores que recebemos do TST, tínhamos que fazer os livros em braile usando um equipamento muito antigo e lento, que nos obrigava a completar a produção do material didático à mão", conta a diretora do Centro de Ensino Especial para Deficientes Visuais no Distrito Federal, Ilná Harolman. "Com os equipamentos doados pelo TST, ampliamos tanto a produção que estamos atendendo até demanda de fora, fazendo menus em braile para restaurantes e outras encomendas", diz. A escola recebeu doação de 184 itens de informática do acervo do TST.
 Móveis, computadores, aparelhos eletrônicos e outros objetos fazem parte da lista de material doado pelo Tribunal. Ao todo, em 2013, mais de 7 mil itens foram doados para escolas, hospitais, prefeituras e instituições públicas carentes. Esse número é mais do que o dobro do que foi doado em 2012, quando o volume foi de 3.600 itens. Em 2013, o foco das doações foram instituições de ensino, que receberam mais de dois mil itens, principalmente peças e partes de computadores (monitores, processadores, teclados, mouses, impressoras).
"Nosso município conta com mais de 26 assentamentos rurais do governo federal. São pessoas que, provavelmente, nunca tiveram acesso a um computador. Com o centro público de acesso à internet que estamos montando, elas poderão ter contato com a tecnologia", explicou o secretário de Educação do município de Flores de Goiás, Valmir Soares de Campos.
A instituição que recebeu maior número de doações foi a Escola Técnica de Brasília. As 1.800 peças de computadores doadas pelo TST foram suficientes para montar quatro laboratórios de informática, que atenderão os mais de dois mil alunos que frequentam o local. "Estamos muito felizes. Com os novos equipamentos, que são muito melhores do que o que tínhamos, certamente receberemos menos reclamações dos alunos por mau funcionamento das máquinas. Tudo ficará mais fácil, tanto trabalhar quanto estudar. Antes, nem mouse tínhamos para usar nos computadores", conta Marina Costa de Souza, estagiária e aluna do curso de Eletrotécnica. A Escola Técnica de Brasília oferece cursos técnicos gratuitos, de longa duração (quatro semestres mais o estágio supervisionado) nas áreas de Informática, Eletrônica, Eletrotécnica e Telecomunicações.
A prefeitura de Guimarânia (MG) também foi beneficiada. Recebeu 96 peças de computadores, que estão sendo usados, principalmente, nas escolas públicas do município e no Centro de Referência em Assistência Social (CRA). "Essa doação foi muito importante para nós, pois nosso equipamento estava totalmente obsoleto e não tínhamos condições de comprar neste momento", contou Sandra Botelho, assistente de gabinete da prefeitura.
No Hospital Regional da Ceilândia (HRC), os arquivos flutuantes doados pelo TST foram suficientes para acomodar todos os prontuários físicos tanto do hospital quanto dos 11 centros de saúde. "Foi um presente, uma surpresa excelente. Estávamos precisando muito", conta Valquíria Ferreira, assessora técnica da direção do hospital. Além dos arquivos, o HRC também recebeu computadores e grande parte do material do serviço médico do TST. Ao todo foram mais de 200 itens.
"Tivemos troca de computadores e de mobiliário, por causa das exigências ergonômicas. Por isso esse número foi maior no ano passado", explicou Silvio Rodrigues Campos, coordenador da coordenadoria de logística do TST.

Os equipamentos, móveis e utensílios doados pelo TST são feitos de acordo com o estabelecido em lei. Trata-se de peças que já não são úteis ao Tribunal e estão fora da garantia.  
(Paula Andrade/WBF)