Anúncios


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

TST - Setor de transporte é o foco na primeira manhã do Seminário Trabalho Seguro - TST

Setor de transporte é o foco na primeira manhã do Seminário Trabalho Seguro


(Qui, 19 Set 2013 18:35:00)

O primeiro dia do II Seminário Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, promovido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CJST), foi aberto oficialmente às 9h desta quinta-feira (19) pelo ministro do TST João Batista Brito Pereira. "Mais de 50 pessoas por dia não voltam para casa sem acidentes no trabalho", adiantou, reforçando a importância do assunto para a Justiça do Trabalho. Nesta primeira manhã de apresentações, o principal objeto das palestras foi o setor de transporte.

A abertura precedeu a conferência "Trabalho Noturno e em Turnos: Repercussões na Saúde e nos Acidentes do Trabalho", proferida por Marco Túlio de Mello, doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), livre-docente pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pela Unifesp, além de professor associado do Departamento de Psicobiologia, da Unifesp.

Mello começou sua exposição afirmando, de forma categórica, que o trabalho noturno é sacrificante. "O sujeito que trabalha à noite não consegue recuperar o sono e não é igual ao funcionário que trabalha durante o dia", disse. E completou: "Pessoas que trabalham a noite apresentam piora do sistema imunológico e maior incidência de câncer."

Para Mello, equilibrar o que chamou de "balança da família e do trabalho" é fundamental, pois é preciso conseguir tempo para se dedicar aos dois e, também, para descansar.

Painel

Após a conferência de abertura desta quinta-feira, foi a vez de três painelistas comporem o painel "Prevenção de Acidentes do Trabalho no Setor de Transporte". O primeiro deles foi o médico-perito forense Leandro Duarte de Carvalho, que apresentou a palestra "Fatores Causais dos Acidentes e Adoecimentos no Setor de Transporte". Durante sua apresentação, ele mostrou vídeos à plateia com a dura realidade das estradas brasileiras. Chocante? Sim. Mas real.

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal do Rio Grande do Sul, Jerry Adriane Dias Rodrigues, apresentou a palestra "Medidas Preventivas Viáveis sobre os Acidentes no Setor de Transporte". "Nós não precisamos de mais leis, precisamos de mais educação e informações sobre os acidentes de trânsito", disse Rodrigues, que também é representante do Ministério da Justiça no Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Para ele, é preciso ensinar desde cedo crianças e jovens a serem mais responsáveis.

"A Dignidade do Trabalhador e o Meio Ambiente do Trabalho no Setor de Transporte" foi o título da palestra proferida por Paulo Douglas Almeida de Moraes, procurador do Ministério Público do Trabalho da 24ª Região e professor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Mato Grosso do Sul.

Para ele, foi a atuação do Ministério Público e do Poder Judiciário, em conjunto, que levou a um impulso importante no debate em torno da problemática do transporte no caos rodoviário. "Esse debate durou quatro anos e resultou na Lei 12.619/12, que busca atacar o tripé descontrole de jornada-baixa remuneração-pagamento variável por meio de comissão', um conjunto leva o trabalhador a alta exploração."

Ao vivo

Todas as palestras do Seminário estão esndo transmitidas ao vivo pelo canal do TST no Youtube. Para ter acesso à transmissão, clique aqui .

Hotsite

Clique aqui para acessar o Hotsite do II Seminário Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

Programação

Clique aqui para conferir a programação completa do evento.

Serviço

II Seminário Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Data: 18, 19 e 20 de setembro de 2013

Local: Tribunal Superior do Trabalho, Bloco "B", Térreo, Plenário "Ministro Arnaldo Lopes Süssekind". Brasília - DF.

Endereço: SAF Sul, Q. 8, Lote 1, Bloco A/B. Brasília – DF. CEP 70070-600

 

Fonte: Ascom CSJT

 

 

--