Anúncios


quarta-feira, 11 de setembro de 2013

STJ - Emoção e homenagens na despedida de Castro Meira na Primeira Seção - STJ

11/09/2013 - 17h39
INSTITUCIONAL
Emoção e homenagens na despedida de Castro Meira na Primeira Seção
A reunião da Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta quarta-feira (11) foi marcada pelo clima de despedidas e homenagens. Depois de dez anos de atuação na Corte Superior, o ministro Castro Meira participou de sua última sessão de julgamento no colegiado especializado em direito público. Antes da aposentadoria, no próximo dia 19, Castro Meira ainda participará de julgamentos na Segunda Turma (dia 17) e na Corte Especial (dia 18).

Falando em nome do colegiado, o presidente da Seção, ministro Humberto Martins, ressaltou que a brilhante carreira do ministro Castro Meira sempre foi marcada pela humildade, generosidade, competência, ponderação e pelo extremo conhecimento das leis: “Seus votos são gotas de aprendizado para todos nós”, disse.

Segundo o presidente, a aposentadoria de Castro Meira deixará um vazio no cotidiano do Tribunal: “Sentiremos falta do exemplo profissional e pessoal do mestre Meira, que tanto honra a magistratura brasileira e, em especial, o Superior Tribunal de Justiça.”

Decano da Primeira Seção, o ministro Ari Pargendler entregou ao “amigo e companheiro de coração” uma placa de despedida asssinada por todos os ministros do colegiado.

“De todos os anos de convívio, sempre manteremos a lembrança de um magistrado ponderado, competente, prudente e excepcional”, diz a mensagem gravada na placa. O texto alusivo à aposentadoria do ministro destaca sua contribuição para que a Primeira Seção pudesse “proferir julgados em grande sintonia com a missão institucional deste Tribunal, a defesa da cidadania, da justiça e da democracia”.

Dádiva

Emocionado com a homenagem, Castro Meira afirmou que atuar no STJ “foi uma dádiva da suprema bondade de Deus”, que lhe concedeu a graça de poder aprender e conviver com pessoas do gabarito de Franciulli Netto, Peçanha Martins e Eliana Calmon, entre outros mnistros da Corte.

“Foi uma honra inimaginável servir ao STJ. Aprendi muito e guardarei eternamente as lições e as amizades”, afirmou Castro Meira, aplaudido de pé pelos ministros e pelo público que lotou a sala de julgamentos da Primeira Seção.

O advogado Rafael de Barros, escolhido para falar em nome dos familiares e amigos, destacou que a brilhante carreira do magistrado é fruto de sua dedicação, conhecimento, franqueza e honestidade: “O ministro Castro Meira é uma inspiração para todos que atuam na área jurídica.”

Em nome do Ministério Público Federal, o subprocurador-geral da República Wallace de Oliveira Bastos ressaltou o “extraordinário trabalho” e a “atuação sempre competente” do ministro Castro Meira.

Coordenadoria de Editoria e Imprensa

Esta página foi acessada: 507 vezes


STJ - Emoção e homenagens na despedida de Castro Meira na Primeira Seção - STJ

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário