Anúncios


quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

TST - O livro "70 anos de CLT” já pode ser acessado na Biblioteca Digital do TST - TST

O livro "70 anos de CLT” já pode ser acessado na Biblioteca Digital do TST


Está disponível a partir desta quinta-feira (19) na Biblioteca Digital do TST  o livro "70 anos de CLT: Uma história de trabalhadores" do professor Márcio Túlio Viana.  Também já estão sendo enviados exemplares para os Tribunais Regionais do Trabalho e para as universidades do país.

O lançamento do livro ocorreu nessa quarta-feira (18) no Tribunal Superior do Trabalho (TST) com a participação de ministros do TST, servidores e convidados. O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Carlos Alberto Reis de Paula, elogiou a obra e o grande trabalho de pesquisa histórica feita pelo autor. Considerou como muito feliz a escolha do professor Márcio Viana para escrever a obra comemorativa.

O autor é juiz aposentado do TRT da 3ª Região (MG) e docente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). No lançamento do livro, ele alertou para os riscos que a CLT corre no futuro com as alterações atuais nas relações de trabalho. "Essas mudanças podem ser para ou bem o para mal", afirmou ele. "A CLT não pode perder seu papel de proteção ao trabalhador".

Para fazer o livro, o professor pesquisou a história do Brasil que antecedeu a criação das primeiras oficinas,  que  viriam a se transformar no embrião da industrialização do País. Márcio Túlio resgata os impactos da crise mundial de 1929, a participação dos anarquistas no movimento social, as primeiras manifestações operárias, e o surgimento das lideranças políticas que iriam romper com a chamada República Velha e apoiar a criação da CLT.

(Augusto Fontenele/AR/foto:Aldo Dias)