Anúncios


terça-feira, 5 de novembro de 2013

STJ - STJ investe na capacitação profissional - STJ

05/11/2013 - 15h37
INSTITUCIONAL
STJ investe na capacitação profissional
A capacitação do quadro funcional é fundamental para que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) desempenhe com eficácia e rapidez sua missão constitucional de julgar. Por isso, uma das prioridades da atual gestão do Tribunal da Cidadania é a valorização do capital intelectual de seus servidores.

Este ano, sob a presidência do ministro Felix Fischer, o STJ incrementou os eventos de capacitação profissional, investiu na realização de cursos de metodologia de educação e revigorou seu Portal de Educação a Distância, que atualmente está próximo do expressivo número de mil usuários internos.

“Com o apoio dos colegas ministros, recuperamos os investimentos destinados à capacitação dos servidores”, ressalta o presidente, acrescentando que, até o final do ano, os valores representarão um salto de 75% nos recursos dessa natureza.

Segundo Felix Fischer, até o final de setembro, quase 1.500 servidores haviam participado de algum dos 141 eventos oferecidos. “Nesses 14 meses de gestão, ultrapassamos a meta de 20% de servidores capacitados em temas judiciários, estratégicos e de gestão”, enfatiza o presidente.

Todas as iniciativas fazem parte da estratégia de garantir a contínua capacitação e valorização do servidor, por meio da efetivação de um modelo próprio de gestão por competências capaz de assegurar aos cidadãos o direito de viver em uma sociedade digna e justa.

Estágio

A preocupação com a qualidade do quadro funcional também se estende aos estagiários. O STJ oferece oportunidades de estágio para estudantes de direito e de outros cursos relacionados às atividades desenvolvidas no Tribunal.

A seleção é rigorosa e inclui três fases: provas, análise curricular e entrevista ou avaliação de habilidades. Para os estudantes de direito interessados em atuar em gabinetes de ministros, as provas são objetivas e discursivas.

Atualmente, há um processo seletivo em curso para estudantes de nível médio e superior, cujas inscrições serão abertas nesta quinta-feira (7). Clique aqui para mais detalhes. 

Arquivos

No final deste mês, o STJ promoverá mais um evento destinado à capacitação e atualização profissional. O 3º Congresso Brasileiro de Arquivos do Poder Judiciário reunirá magistrados e servidores do Judiciário de todo o país, para debater o acesso à informação e a preservação da memória como garantia do exercício da cidadania.

O evento vai integrar os órgãos do Poder Judiciário responsáveis pela gestão da informação arquivística, proporcionando troca de experiências, atualização e capacitação de seus servidores.


A programação inclui palestras e debates sobre acesso à informação, gestão do conhecimento, preservação de memória e classificação de documentos, entre outros temas.

A terceira edição do congresso é organizada pelo STJ, com o apoio das demais cortes superiores, do Supremo Tribunal Federal, do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho da Justiça Federal. Veja aqui mais detalhes sobre o congresso e as inscrições, que vão até 14 de novembro.

Coordenadoria de Editoria e Imprensa

Esta página foi acessada: 726 vezes


STJ - STJ investe na capacitação profissional - STJ

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário