Anúncios


quinta-feira, 21 de novembro de 2013

STJ - Presidente do STJ inicia trabalhos do X Seminário Ítalo-Ibero-Brasileiro de Estudos Jurídicos - STJ

21/11/2013 - 14h18
EVENTOS
Presidente do STJ inicia trabalhos do X Seminário Ítalo-Ibero-Brasileiro de Estudos Jurídicos
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Felix Fischer, discursou nesta quinta-feira (21) na abertura do X Seminário Ítalo-Ibero-Brasileiro de Estudos Jurídicos, no auditório da Corte. Neste ano, o evento discute o tema "A Constituição Federal – 25 anos: novos códigos, impactos e desafios tecnológicos".

Fischer lembrou o trabalho dos constituintes brasileiros para promulgar a Constituição Cidadã, a Carta Magna de nossos dias. “Aproveito a oportunidade para lembrar os nossos valorosos constituintes. Com muito trabalho e tempo exíguo, conseguiram erguer a gigantesca obra que é a Constituição Cidadã. Com ela e com as sólidas instituições dela derivadas, de que é exemplo o STJ, conseguimos consolidar e sustentar o Estado Democrático de Direito”, afirmou o presidente do STJ.

O juiz aposentado do Tribunal Regional Federal da 1ª Região Carlos Mathias, coordenador científico do seminário, agradeceu o apoio do STJ na realização do evento desde sua criação.

Já o ministro Fischer destacou o trabalho incansável do professor Carlos Mathias, “que guarda energias ao longo de todo o ano para, brilhantemente, organizar e comandar evento tão grandioso”. Por último, o ministro ressaltou que é um marco reunir na sede do STJ, no ano em que o Tribunal completa 25 anos, renomados juristas do Brasil, de Portugal, da Itália e da Espanha, cuja capacidade intelectual é mundialmente reconhecida.

Além do presidente do STJ, participaram da abertura os embaixadores de Portugal, Francisco Ribeiro Telles; da Itália, Rafaelle Trombetta, e da Espanha, Manuel de La Cámara Hermoso. A origem comum do direito de cada um dos países participantes e a proximidade cultural e intelectual entre as nações foram destaque em seus discursos.

Para Carlos Mathias, o seminário é o resultado da colaboração de várias instituições: “Isto aqui é um encontro de muitas mãos, de muitos corações, e o destinatário primeiro é o estudante de direito. Aquele que nem sempre tem o acesso a grandes juristas.”

O X Seminário Ítalo-Ibero-Brasileiro de Estudos Jurídicos acontece até sábado, no auditório do STJ.

Foto:

Na abertura do evento, da esquerda para a direita: professor Rui de Figueiredo Marcos, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; professor Carlos Fernando Mathias de Souza, coordenador científico do seminário; Manuel de La Cámara Hermoso, embaixador da Espanha; ministro Felix Fischer, presidente do STJ; Francisco Ribeiro Telles, embaixador de Portugal; Rafaelle Trombetta, embaixador da Itália; professor Alessandro Pace, da Universidade de Roma "La Sapienza"; professor José Julio Fernandez Rodriguez, da Universidade de Santiago de Compostela.

Coordenadoria de Editoria e Imprensa

Esta página foi acessada: 207 vezes


STJ - Presidente do STJ inicia trabalhos do X Seminário Ítalo-Ibero-Brasileiro de Estudos Jurídicos - STJ

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário