Anúncios


quinta-feira, 21 de novembro de 2013

STJ - Necessidade de estabilização da jurisprudência leva incidente sobre aposentadoria rural para Primeira Seção - STJ

21/11/2013 - 09h16
INCIDENTE DE UNIFORMIZAÇÃO
Necessidade de estabilização da jurisprudência leva incidente sobre aposentadoria rural para Primeira Seção
A Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) remeteu um incidente de uniformização de jurisprudência (IUJ) para a Primeira Seção. O caso trata de processos relativos à aposentadoria rural e à comprovação do início do trabalho rural em economia familiar.

O ponto foi decidido em questão de ordem. Ela foi suscitada porque, em 5 de dezembro de 2011, foi editada emenda regimental que transferiu à Primeira Seção do STJ o julgamento de matérias previdenciárias.

Pela emenda, não haveria redistribuição dos feitos em razão das alterações de competência interna efetuadas. O incidente já havia sido distribuído à Terceira Seção.

No entanto, para a ministra Laurita Vaz, não seria razoável manter o julgamento da matéria na Terceira Seção, já que o objetivo do IUJ é uniformizar a interpretação do direito. Conforme a relatora, não faria sentido que essa uniformização fosse feita por órgão julgador que não tem mais competência sobre a matéria.

Agora, o caso será remetido à Primeira Seção, que deverá decidir sobre a divergência existente entre a Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU) e julgados do STJ.

Coordenadoria de Editoria e Imprensa

Esta página foi acessada: 583 vezes


STJ - Necessidade de estabilização da jurisprudência leva incidente sobre aposentadoria rural para Primeira Seção - STJ

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário