Anúncios


quarta-feira, 6 de novembro de 2013

STF - Fiocruz e Andef admitidas como <i>amici curiae</i> em ADI contra Lei de Patentes - STF

Notícias STF

Terça-feira, 05 de novembro de 2013

Fiocruz e Andef admitidas como amici curiae em ADI contra Lei de Patentes

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), admitiu como amici curiae na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4234 a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e a Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF). Em despacho, a ministra reconheceu a representatividade das entidades e a relevância da matéria.

A ADI 4234 foi ajuizada pela Procuradoria Geral da República (PGR), que aponta inconstitucionalidades nos artigos 230 e 231 da Lei 9.279/1996, a Lei de Patentes brasileira. Os dispositivos legais questionados pela PGR tratam das chamadas patentes pipeline, mecanismos de transição com o objetivo de conceder patente a produtos que não eram patenteáveis antes da Lei 9.279/1996 e que já estavam no domínio público brasileiro.

Segundo a PGR, a lei possibilita a revalidação de patente estrangeira no Brasil sem que haja o requisito da novidade. A Procuradoria sustenta, ainda, que essas patentes não constam do acordo TRIPS – sigla em inglês para Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio – da Organização Mundial do Comércio, e sua inclusão na lei viola dispositivos constitucionais.

PR/AD

Leia mais:
06/05/2009 - Ação contra patente “pipeline” será levada para julgamento em definitivo pelo Plenário do STF
 


STF - Fiocruz e Andef admitidas como amici curiae em ADI contra Lei de Patentes - STF

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário