Anúncios


segunda-feira, 25 de novembro de 2013

STF - Advogado-geral da União defende contratação de médicos estrangeiros - STF

Notícias STF

Segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Advogado-geral da União defende contratação de médicos estrangeiros

O advogado-geral da União, ministro Luís Inácio Lucena Adams, defendeu hoje (25), em audiência pública no Supremo Tribunal Federal (STF), o Programa Mais Médicos. “Enfatizou-se muito no debate a vinda de médicos estrangeiros, no entanto o programa é muito mais amplo”, afirmou.

Segundo ele, o Mais Médicos tem três grandes diretrizes. A primeira é a criação de mais vagas para estudantes de Medicina no país, com o objetivo de aumentar o número de médicos por habitante. A segunda é o incremento do investimento de saúde. Por fim, o envio de médicos para regiões carentes para fazer o atendimento básico de saúde.
 
“Esses médicos não fazem o tratamento curativo, mas o atendimento inicial, em situações mais simples, menos complexas, mas que precisam de um profissional para direcionar o paciente ao hospital se for necessário. É uma inversão de foco em relação ao atendimento de saúde. A maior parte das cidades atendidas pelo programa fica distante dos centros urbanos e não tem estrutura básica de saúde”, disse.

De acordo com Adams, a vinda de médicos estrangeiros acontece somente depois que as vagas são oferecidas a profissionais brasileiros. “Os médicos brasileiros não querem ir, pois é ofertado. Quando não há interesse, se busca os estrangeiros. A vinda dos médicos estrangeiros tem sido tabu, como se eles fossem menos qualificados que os brasileiros. A política de formação médica possui diferenças e equivalências no mundo todo. Trazemos ao Brasil médicos estrangeiros que estão autorizados nos seus países”, apontou.

O ministro justificou a urgência do programa sob o argumento de que o processo de formação de novos médicos é demorado. “A necessidade da população é agora, pois o déficit de médico é muito grande, por isso a emergência”, declarou, ressaltando que os profissionais estrangeiros têm supervisão do governo brasileiro.

RP/AR

Serviço
Audiência Pública sobre Programa Mais Médicos
Data: 25 e 26 de novembro
Local: Sala de Sessões da Primeira Turma, Anexo II "B", 3º andar do STF.
Transmissão ao vivo:
TV Justiça: Canal 53 – UHF, em Brasília e Sky canal 117
Rádio Justiça: 104,7 FM – Brasília
 


STF - Advogado-geral da União defende contratação de médicos estrangeiros - STF

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário