Anúncios


quinta-feira, 16 de outubro de 2014

STF - STF nega mandado de segurança contra ato que determinou devolução de gratificação de policiais federais - STF

Notícias STF

Quarta-feira, 15 de outubro de 2014

STF nega mandado de segurança contra ato que determinou devolução de gratificação de policiais federais

Após voto-vista do ministro Dias Toffoli, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) indeferiu na sessão desta quarta-feira (15) o Mandado de Segurança (MS) 25561, impetrado pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) e a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). As entidades contestavam decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre possível necessidade de devolução, por parte de aposentados e pensionistas a elas associados, de parcelas de Gratificação de Atividade pelo Desempenho de Função (GADF) recebidas cumulativamente com décimos e quintos.

Em fevereiro de 2010, quando o processo começou a ser julgado, o relator do caso, ministro Marco Aurélio, votou no sentido de cassar a liminar concedida por ele no dia 2 de outubro de 2005 e indeferir o pedido feito pelas associações. Na ocasião, ao mencionar o artigo 6º da Lei 8.538/1992, o ministro revelou que “o próprio diploma que instituiu o direito à Gratificação de Atividade pelo Desempenho de Função excluiu a percepção cumulativa”.

Ao apresentar voto-vista na sessão desta quarta-feira (15), o ministro Dias Toffoli decidiu acompanhar o relator, por concordar que tal gratificação não pode ser paga cumulativamente com décimos e quintos. A decisão pelo indeferimento do pedido foi unânime. Ficou prejudicada a liminar anteriormente concedida.

MB/CR

Leia mais:
17/02/2010 – Pedido de vista interrompe julgamento sobre devolução de gratificação de policiais federais
 


STF - STF nega mandado de segurança contra ato que determinou devolução de gratificação de policiais federais - STF

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário