Anúncios


sexta-feira, 8 de novembro de 2013

TST - Juiz do Comitê Nacional do PJe-JT presta esclarecimentos sobre o sistema no TRT/RJ - TST

Juiz do Comitê Nacional do PJe-JT presta esclarecimentos sobre o sistema no TRT/RJ


(Sex, 08 Nov 2013 17:18:00)

08/11/2013 - Membro do Comitê Gestor Nacional do sistema Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), o juiz José Hortêncio Ribeiro Júnior encerrou nesta sexta-feira (8) visita que teve início na terça-feira (5) ao Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT/RJ) para, juntamente com a equipe de Tecnologia da Informação (TI) do Regional fluminense, buscar solucionar os problemas no funcionamento do PJe-JT na 1ª Região, sobretudo no que diz respeito a instabilidade e lentidão do sistema. Entre ontem e hoje, o PJe-Jt funcionou perfeitamente, sem nenhuma queda, tendo o Tribunal recebido 1849 novos processos através do sistema até as 16h de hoje.e

Implementado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), o PJe-JT está instalado nos 24 Tribunais Regionais do Trabalho. De acordo com o juiz José Hortêncio, o sistema estava funcionando normalmente em todo o país à exceção de São Paulo e Rio de Janeiro. A justificativa para isso, segundo ele, seria o excessivo volume da base de dados, dos acessos simultâneos e das consultas automatizadas nesses dois estados, o que geraria lentidão e instabilidades temporárias. "A questão do Rio de Janeiro é peculiar, em relação ao restante do país, em razão do grande número de processos tramitando, do número de VTs e volume de dados que trafegam no sistema", observou o magistrado.

Segundo ele, a meta do CSJT é que o sistema apresente um índice de 99% de disponibilidade e, em outubro, o índice no Rio de Janeiro teria sido de 89%, representando um total de 72 horas de indisponibilidade ao longo do mês. Esses números foram apresentados pelo juiz na Sessão do Órgão Especial de quinta-feira (7/11). "Essa é uma situação que gera uma grande preocupação no Judiciário. Estamos envidando todos os esforços para resolver o problema, tanto em Brasília, no CSJT e no Conselho Nacional de Justiça, como no TRT/RJ", disse ele, lembrando que os técnicos de TI do TRT/RJ estão trabalhando incansavelmente, inclusive de madrugada e aos fins de semana.
Dentre as medidas que estão sendo tomadas para levar agilidade e estabilidade ao PJe-JT, destaca-se retirar a consulta dos processos da mesma base de produção, o que irá desafogar o sistema. Já é possível hoje visualizar os autos por meio apenas de login e senha, ou seja, sem necessidade de certificado digital. "Atualmente, 70% do uso do PJe-JT é destinado a consultas", observou o magistrado.

O juiz disse que será implementada em breve a clusterização do banco de dados no TRT/RJ. Cluster (Clustering), termo específico de da área de informática, refere-se a um sistema montado com mais de um computador, cujo objetivo é fazer com que todo o processamento da aplicação seja distribuído aos equipamentos, como se fossem um só. Na prática, isso traria alta disponibilidade ao sistema.

Nova versão

Melhorar os recursos de usabilidade do sistema também é uma preocupação do CSJT. De acordo com o juiz José Hortêncio, centenas de novas funcionalidades decorrentes das novas versões - 1.4.8, disponível aos tribunais a partir desta sexta-feira (8/11) para testes, e 1.4.9, disponível possivelmente a partir de dezembro - tornarão o sistema mais produtivo e de mais fácil utilização. "Hoje, são necessários entre 19 e 22 cliques para gerar uma intimação. Com a versão 1.4.8, o juiz assina o despacho e automaticamente a intimação já é gerada", exemplificou o magistrado. Segundo ele, boa parte das funcionalidades trazidas pelas novas versões vai atender às sugestões recebidas pelo CSJT de uma comissão formada por desembargadores da 1ª Região.
Na quinta-feira, além de prestar esclarecimentos aos desembargadores, na Sessão do Órgão Especial, o juiz proferiu palestra, no Fórum da Lavradio, para um grupo de 110 diretores de VTs e secretários de audiência.

Manutenção

O PJe-JT ficará fora do ar neste fim de semana no Rio de Janeiro para manutenção e implementação de melhorias de funcionalidade.

Fonte: Ascom CSJT e TRT-RJ

 

--