Anúncios


segunda-feira, 16 de setembro de 2013

TST - Agente comunitária de saúde não receberá adicional de insalubridade - TST

Agente comunitária de saúde não receberá adicional de insalubridade


(Seg, 16 Set 2013 09:55:00)

A Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho manteve decisão que isentou o Município de Araioses (MA) de pagar adicional de insalubridade a uma agente comunitária de saúde. A decisão, segundo a Turma, está de acordo com a jurisprudência do TST, pois a atividade desenvolvida pela agente tem natureza predominantemente preventiva em visitas às famílias, sem contato permanente com portadores de doenças infectocontagiosas ou atividades insalubres.

A agente foi contratada por concurso em 1997 e, ao ajuizar a reclamação trabalhista, em 2009, pediu o adicional por todo o período trabalhado, entre outras verbas. A sentença, com base em laudo pericial que concluiu pela existência de trabalho com agentes e condições nocivas à saúde, deferiu o adicional de insalubridade no valor de 20% do salário mínimo.  

Mas o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA) entendeu que o adicional está condicionado a dois requisitos autorizadores: a perícia médica e o enquadramento da atividade como insalubre, conforme a Norma Regulamentadora nº 15 do Ministério do Trabalho e Emprego (NR15). No caso, o TRT considerou que o laudo pericial concluiu que a função se caracterizava como insalubre em grau médio, mas a atividade não está enquadrada como insalubre na norma. Por isso, excluiu da condenação o pagamento do adicional.

A agente tentou reverter a decisão no TST, mas o relator do recurso, ministro Lelio Bentes Corrêa, afirmou que o fato de o laudo pericial indicar a natureza insalubre das atividades não assegura à agente o direito ao adicional. Ele lembrou que o TRT, examinando o conjunto das provas, chegou a conclusão diversa e, além disso, as atividades desenvolvidas por ela não se enquadram no rol das insalubres do MTE.

(Lourdes Côrtes/CF)

Processo: RR-44500-19.2009.5.16.0018

O TST possui oito Turmas julgadoras, cada uma composta por três ministros, com a atribuição de analisar recursos de revista, agravos, agravos de instrumento, agravos regimentais e recursos ordinários em ação cautelar. Das decisões das Turmas, a parte ainda pode, em alguns casos, recorrer à Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SBDI-1).

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Secretaria de Comunicação Social
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4907
imprensa@tst.jus.br