Anúncios


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

STJ - Ministro Ruy Rosado é homenageado com ciclo de palestras no RS - STJ

19/09/2013 - 13h04
EVENTOS
Ministro Ruy Rosado é homenageado com ciclo de palestras no RS
O ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Ruy Rosado de Aguiar será homenageado, nos próximos dias 24 e 25, pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS).

A faculdade, por intermédio de seu Departamento de Direito Privado, promoverá, em homenagem ao ministro, um ciclo de palestras intitulado O Direito das Obrigações na Contemporaneidade. Entre os palestrantes previstos estão o ministro do STJ Paulo de Tarso Sanseverino; os professores Eugênio Facchini Neto, Luis Renato Ferreira da Silva, Adalberto de Souza Pasqualotto e Cláudia Lima Marques, além do próprio homenageado.

O ministro Ruy Rosado se formou em ciências jurídicas e sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1961. Passou a integrar o STJ em abril de 1994, onde se aposentou em agosto de 2003, após compor a Quarta Turma, a Segunda Seção e a Corte Especial.

Além de ministro, Ruy Rosado foi promotor de Justiça (1963/1980); juiz do Tribunal de Alçada (1980/1985); desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (1985/1994); corregedor-geral da Justiça naquele estado (1992/1993) e coordenador-geral da Justiça Federal (2003).

Atualmente, o ministro aposentado é professor convidado da UFRGS em nível de pós-graduação, professor da Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul e advogado, sócio do escritório Ruy Rosado de Aguiar Advogados Associados.

Confira a programação do evento:

Dia 24.09.2013:

• 19h30: Abertura

• 20h: Palestra inaugural do ministro Ruy Rosado de Aguiar Júnior

• 20h45: Palestra: “Ruy Rosado e o direito do consumidor”. Palestrante: professor doutor Adalberto de Souza Pasqualotto, vice-diretor da Faculdade de Direito da PUCRS, doutor em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Dia 25.09.2013:

• 10h: Palestra: “Ruy Rosado e a boa-fé”. Palestrante: professora doutora Cláudia Lima Marques, doutora em direito pela Universidade de Heidelberg, professora titular da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, relatora-geral da comissão de juristas do Senado Federal encarregada do anteprojeto de atualização do Código de Defesa do Consumidor.

• 10h45: Palestra: “O inadimplemento contratual na visão de Ruy Rosado: juiz e doutrinador”. Palestrante: professor doutor Luis Renato Ferreira da Silva, doutor em direito pela Universidade de São Paulo, advogado, professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

• 19h30: Palestra: “Ruy Rosado e a responsabilidade civil”. Palestrante: professor doutor Eugênio Facchini Neto, doutor em direito comparado pela Universidade de Florença, professor dos cursos de graduação, mestrado e doutorado em direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, professor da Escola Superior da Magistratura (Ajuris) e desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

• 20h30: Palestra de encerramento com Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, ministro do Superior Tribunal de Justiça, professor licenciado da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutor em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Coordenadoria de Editoria e Imprensa

Esta página foi acessada: 261 vezes


STJ - Ministro Ruy Rosado é homenageado com ciclo de palestras no RS - STJ

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário